Ciência
23/12/2022 às 06:30•2 min de leitura
Cada país guarda tradições bem específicas para o Natal, mas talvez nenhuma delas seja tão curiosa quanto a relação do Japão com o KFC.
Na Terra do Sol Nascente, é comum as famílias se reunirem no dia 25 de dezembro para comer o famoso balde de frango frito da rede de lojas — uma história que já tem quase 50 anos.
A relação entre KFC, Natal e os japoneses começou com Takeshi Okawara, primeiro dono de uma franquia da loja em terras nipônicas. Segundo um representante da empresa, Okawara teve um sonho que seria perfeito para a festa de fim de ano: lançar um balde comemorativo de frango frito.
O ano era 1974, e pegando carona no espírito natalino ele lançou uma campanha nacional mostrando as pessoas comendo frango frito em vez do famoso peru. Vale ressaltar que, até então, o povo japonês não tinha uma comida específica para essa época.
Japoneses encaram filas enormes pelo balde de frango frito do KFC no Natal. (Fonte: Coisas do Japão/Reprodução)
No início, a campanha tinha como intuito atingir apenas estrangeiros e cristãos japoneses, mas a ideia foi tão boa que não demorou para que praticamente todo o país adotasse o costume.
Um detalhe curioso: a popularidade desse costume é tão grande que muitas vezes as crianças confundem Colonel Sanders (mascote do KFC) com o bom velhinho, especialmente pelo fato de ambos serem idosos de barba e bigode grisalhos.
Segundo estimativas divulgadas pela BBC, cerca de 3,6 milhões de famílias japonesas comem KFC no Natal. Isso é tão verdadeiro que apenas esse período do dezembro representa um terço do lucro anual da rede no Japão.
Conseguir o especial de Natal do KFC é algo tão disputado que os interessados precisam fazer suas encomendas semanas antes da festa, e quem se arrisca a comprar diretamente na loja precisa esperar por horas em filas — por conta disso, o movimento no período cresce até dez vezes mais.