Artes/cultura
03/02/2023 às 09:00•2 min de leitura
Para celebrar seu 81º aniversário, o astro Paul McCartney lançará um tributo aos Beatles como forma de reviver o espírito cultural da década de 1960. Neste ano, a National Portrait Gallery de Londres, Inglaterra, disponibilizará, em exibição especial, centenas de fotos inéditas com uma “perspectiva exclusivamente pessoal sobre como era ser um 'Beatle' no início da 'Beatlemania'”, destacando os momentos vividos pelo grupo musical entre dezembro de 1963 e fevereiro de 1964.
As fotos foram tiradas pelo próprio Paul McCartney e também serão reveladas no livro 1964: Eyes of the Storm, com lançamento programado para o final de junho. Segundo o ex-integrante da banda, essas capturas, realizadas por meio de uma câmera de 35 milímetros em locais de Nova York, Washington, Londres, Liverpool, Miami e Paris. Elas registram a "primeira grande viagem" do quarteto e também mostram John Lennon, George Harrison e Ringo Starr estreando no solo americano como uma equipe musical.
“Qualquer um que redescubra uma relíquia pessoal ou um tesouro familiar é instantaneamente inundado de memórias e emoções, que então desencadeiam associações enterradas na névoa do tempo”, escreve McCartney. “Essa foi exatamente a minha experiência ao ver essas fotos, todas tiradas em um intenso período de três meses de viagem, culminando em fevereiro de 1964. Foi uma sensação maravilhosa mergulhar de volta.”
Confira abaixo algumas fotos disponibilizadas no acervo entre os dias 28 de junho a 1 de outubro:
(Fonte: National Portrait Gallery / Reprodução)
(Fonte: National Portrait Gallery / Reprodução)
(Fonte: National Portrait Gallery / Reprodução)
Beatlemania consiste na cultura de êxtase e no frenesi popular criado em torno dos Beatles entre 1963 e 1966. Impulsionada pelas apresentações em programas de televisão, especialmente após a chegada no solo norte-americano, essa paixão foi amplamente liderada por mulheres e teve grande participação da mídia no processo de intensificação dos sentimentos coletivos.
O que iniciou como uma empolgação adolescente terminou com milhões de fãs gritando em shows ou em flagras públicos. Jovens reagiam apaixonadamente ao estilo rock 'n' roll enérgico e a uma estética masculina mais clean dos integrantes da banda, combinada ao uso de penteados “Mop top”, ternos sob medida e grossas botas cubanas de salto. Com isso, programas registram audiências histórias, enquanto turnês por toda a América do Norte, Europa e região da Ásia-Pacífico tinham seus bilhetes esgotados em poucos instantes.
Além disso, os Beatles se popularizaram por diferir da constituição dos artistas pop da época. Todas as músicas foram escritas pelos próprios membros da banda, com John Lennon e Paul McCartney se destacando no meio das composições. Nesse caso, "She Loves You" e "I Want to Hold Your Hand", que harmonizavam vocais em primeiro plano e continham ganchos viscerais memoráveis — como "yeah-yeah-yeahs", "oohs" e as palmas repetidas —, impulsionaram o acesso festivo a essas faixas e elevaram as mecânicas de interação com os fãs ao máximo.