Artes/cultura
17/02/2023 às 09:30•2 min de leitura
Dungeons & Dragons é o RPG de mesa mais famoso da história. Criado em 1974, ele conta com inúmeros derivados, serviu como base para a criação de outros jogos e já reuniu centenas de milhares de pessoas ao redor de mesas para os mais variados tipos de aventuras.
Agora, chegou a vez dele levar as pessoas para a cozinha.
(Fonte: Ten Speed Press/Reprodução)
Heroes’ Feast: The Official Dungeons & Dragons Cookbook (Banquete dos Heróis: o livro de receitas oficial de D&D, em tradução livre) é uma tentativa de levar a experiência das mesas de RPG para o fogão. Tudo começa pelo título: "Banquete dos Heróis" é o nome de uma magia utilizada no jogo.
O livro também passeia por alguns lugares bastante conhecidos dos jogadores. É o caso do Portal Bocejante, uma icônica taverna localizada na cidade de Águas Profundas. Além disso, para quem está pouco familiarizado com as ambientações e os termos do RPG, existe uma introdução explicando os principais termos e a relação entre o jogo e os alimentos consumidos nas partidas.
Leia também: Conheça o livro de receitas inspirado no game The Sims
Escrito por Michael Witwer, Jon Peterson e Kyle Newman, três escritores renomados do universo de D&D, Banquete dos Heróis é um convite para que jogadores aprendam a cozinhar e que cozinheiros aprendam a jogar. O trio consultou chefs do America's Test Kitchen para conseguir traduzir os alimentos clássicos utilizados nas partidas para o nosso mundo.
O resultado é uma seleção de pratos que vão dos mais simples aos mais elaborados. Essa escolha também foi proposital. Em partidas de RPG, um jogador precisa ganhar pontos de experiência para poder utilizar golpes, magias e armas mais complexas. Em Banquete dos Heróis, quem se aventurar na cozinha pela primeira vez, precisará aprender algumas técnicas básicas antes de poder tentar os pratos mais sofisticados.
(Fonte: Ten Speed Press/Reprodução)
Outro detalhe que irá ajudar as pessoas a entrarem no universo de D&D é a maneira como o livro foi dividido. Os quatro primeiros capítulos são: cozinha humana, cozinha élfica, cozinha anã e cozinha dos hobbits. Neles, os pratos são apresentados como os alimentos que cada uma das raças prefere nos jogos. E cada capítulo possui pratos bastante diferentes.
Existe ainda um capítulo dedicado à cozinha rara ensinando o preparo das refeições de outras raças e que são mais complexas, como cordeiro assado ou o bife vegetariano picado. É importante destacar que os nomes dos pratos são inspirados no jogo também — um exemplo é o Deep Gnome Trillimac Pods, que poderia ser traduzido como Tortinhas de Cogumelos dos Gnomos das Profundezas.
Para fechar com chave de ouro, o livro tem um capítulo dedicado apenas para bebidas e drinks. Adaptando as principais poções do jogo, essa é uma sessão ensina a fazer, entre outras opções, o famoso Vinho Quente dos anões, que pode ser harmonizado com o Presunto dos hobbits com Mel e Molho de Abacaxi.
Infelizmente, Heroes’ Feast: The Official Dungeons & Dragons Cookbook só está disponível no idioma original, em inglês, e até o momento não há informações sobre uma edição brasileira.