Artes/cultura
27/02/2023 às 09:00•2 min de leitura
Arqueólogos japoneses encontraram uma espada de ferro de 2,28 metros em um antigo túmulo perto da cidade de Nara, a 50 km de Kyoto. No mesmo local também foi encontrado um espelho de bronze de 63,5 cm de comprimento com mais de 5 kg. Os arqueólogos acreditam que as peças foram colocadas no local para proteger alguma pessoa importante de maus espíritos.
Por se tratar de uma espada tão grande, a arma — conhecida como espada dako — provavelmente nunca foi usada em combate, servindo como um meio de proteção contra o mal após a morte. Devido ao tamanho do artefato, os pesquisadores inicialmente pensaram ter encontrado várias espadas alinhadas uma ao lado da outra.
Um raio-X mostrando o tamanho relativo da espada gigante encontrada na tumba japonesa. (Fonte: Instituto Arqueológico da Prefeitura de Nara)
Segundo os pesquisadores, os dois objetos foram encontrados durante uma escavação de um túmulo de 1.600 anos chamado Tomio Maruyama. A descoberta aconteceu em novembro de 2022 e o conselho educacional da cidade de Nara e o instituto arqueológico da prefeitura de Nara anunciaram as descobertas no dia 25 de janeiro.
Riku Murase, arqueólogo do Centro de Pesquisa Arqueológica de Nara, explicou que o tamanho da espada chamou a atenção de toda a equipe. Segundo ele, a arma “é duas vezes maior do que qualquer outra espada encontrada até agora no Japão”.
O Daisenryo-Kofun, tumba dedicada ao Imperador Nintoku, é o maior túmulo do estilo Kofun no Japão. (Fonte: Wikimedia Commons)
As descobertas oferecem novas interpretações sobre o período Kofun, que durou por volta do ano 300 a 710. Ele recebeu esse nome devido à grande quantidade de túmulos — conhecidos como Kofun — construídos na época. Eles costumavam ser grandes e imponentes e eram usados para enterrar membros da elite japonesa.
“[Essas descobertas] indicam que a tecnologia do período Kofun está além do que se imaginava e são obras-primas em metalurgia daquele período”, disse Kosaku Okabayashi, vice-diretor do Instituto Arqueológico de Kashihara da província de Nara.
Existem cerca de 160.000 túmulos do período Kofun no Japão. Embora eles se caracterizem por serem grandes, o Kofun Tomio Maruyama, onde foram localizados o espelho e a espada, é particularmente grande. Ele possui mais de 100 metros de diâmetro, quase 10 metros de altura e remonta ao final do século IV.
Os arqueólogos acreditam que ele foi construído para alguma pessoa influente que apoiou os governantes da época, a família imperial Yamato. Com base na presença dos dois artefatos, a pessoa falecida pode estar envolvida em “assuntos militares e ritualísticos”, disse um dos arqueólogos que participa da escavação no local. Porém, a identificação de quem foi enterrado no Kofun ainda é desconhecida, porque os pesquisadores descobriram um caixão, mas nenhum ser humano permanece na câmara funerária.