Artes/cultura
10/04/2023 às 04:00•3 min de leitura
Casamentos de pessoas famosas costumam gerar muito interesse nas pessoas. Só que muita gente recorda apenas de imagens dos matrimônios mais conhecidos, como os de Lady Di e Princípee Charles ou de William e Kate.
Se você curte imagens vintage de casamentos, este texto é para você. Trazemos aqui 5 fotografias e histórias curiosas sobre alguns enlaces que ocorreram no passado.
(Fonte: History Collection)
Esta é uma das primeiras imagens que conhecemos de alguém da realeza se casando. Em 1858, a princesa Vitória, do Reino Unido, se casou com o príncipe Frederico III no Palácio de St. James, em Londres. Ela tinha então 17 anos.
Na foto, Vitória aparece do lado dos seus pais, a rainha Vitória e o príncipe Albert, que faziam muito gosto pelo casamento. Isto porque o casório com Frederico significava uma união entre Inglaterra e Alemanha.
Os súditos, contudo, não estavam entusiasmados com a união, já que Vitória perdia seu título de princesa britânica. Ainda assim, o casal teve uma relação feliz que gerou 8 filhos.
(Fonte: History Collection)
General Tom Thumb é um anão que se tornou uma das grandes estrelas do circo de P. T. Barnum. Em 1863, ele se casou com Mercy Lavinia Warren, outra estrela do mesmo espetáculo. E P. T. Barnum soube aproveitar bem o frisson: ele transformou o evento em uma forma de ganhar muito dinheiro.
A igreja estava lotada neste dia, e a polícia teve que fazer patrulhar para não haver desordem. Os noivos ganharam uma recepção no hotel Metropolitan que tinha ingresso para os convidados! Por fim, P. T. Barnum - que chamou a cerimônia de "The Fairy Wedding"- vendeu fotos do matrimônio e lucrou ainda mais.
(Fonte: History Collection)
A filha do presidente Theodore Roosevelt costumava chocar a sociedade americana: ela fumava cigarros, usava calças, jogava pôquer e adorava uma festa. Alice ainda andava de carro em alta velocidade e tinha uma cobra de estimação que carregava no pescoço.
Quando ela se casou, em 1906, foi um evento e tanto. O noivo era Nicholas Longworth, presidente da Câmara Republicana de Ohio. Há rumores de que a filha que tiveram, Paulina, na verdade fosse do senador de Idaho William Borah. Mesmo assim, o casal permaneceu juntos até o fim da vida dele, em 1931. Alice só faleceria em 1980, quando tinha quase 100 anos.
(Fonte: History Collection)
Quando o príncipe Albert conheceu Lady Elizabeth Bowes-Lyon, ele propôs matrimônio a ela. Só que ela recusou: não queria todas as atribuições dadas à realeza. Albert pediu novamente e ela mais uma vez negou. Só na terceira vez que recebeu o pedido, Elizabeth finalmente aceitou. Eles se casaram na Abadia de Westminster em 1923.
Eles se tornaram duque e duquesa de York, já que Albert estava atrás na linha de sucessão ao trono. O príncipe Eduardo VIII, irmão de Albert, era o primeiro da fila para se tornar rei. Só que em 1936, ele abdicou de seu direito ao trono para se casar com Wallis Simpson, uma plebeia americana que havia se divorciado duas vezes.
Dessa forma, o duque e a duquesa se tornaram rei e rainha em 1936. Sua primeira filha se tornaria a rainha Elizabeth II, a monarca com reinado mais longevo na Inglaterra.
(Fonte: History Collection)
Marie-Thérèse Nguyên Huu Thi Lan foi a última imperatriz consorte do Vietnã. Ela nasceu em uma família de comerciantes católicos na Cochinchina, região localizada no sul do país e que era uma colônia francesa. Ela se casou em 1934 com o imperador Bao Ðai em uma cerimônia budista, mas se recusou a abrir mão de sua fé católica.
Os súditos se preocuparam com o matrimônio, pois temiam que Marie-Thérèse (que havia sido educada na França) fosse mais leal ao país colonizador do que à colônia. A mãe do imperador, inclusive, foi contra o casamento. Mesmo assim, eles se casaram, e Nam Phuong foi imperatriz consorte até a tomada comunista do Vietnã, em 1947.