Ciência
13/07/2023 às 10:00•2 min de leitura
Muitas vezes negligenciada, a etiqueta constitui um conjunto de normas e comportamentos socialmente aceitáveis em um determinado contexto ou cultura. Mais do que mera formalidade, essas regras regulam uma comunicação eficaz e harmônica nas relações interpessoais, além de evitar constrangimentos e eventuais ofensas.
Para tornar mais fácil o dia a dia de pessoas que viajam para o exterior, a empresa de transferência de fundos Remitly elaborou um mapa-múndi com regras de etiqueta de vários países. Confira abaixo.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Há muitas regras de etiqueta na África relacionadas a refeições. No Egito, por exemplo, é grosseiro pedir sal, pois isso sugere que a comida está mal temperada. Já em Moçambique, é obrigatório ficar para o chá e lanches quando se visita alguém, pois sair sem comer é considerado um insulto. Em Serra Leoa, deixe um pouco de comida no prato para indicar que você ficou satisfeito.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Na Ásia, há também muitas regras voltadas para a alimentação. No Afeganistão, se um pão cair no chão, você deve beijá-lo como uma referência sagrada. Na China, jamais vire um peixe no seu prato para não ter azar, e, no Japão, arrote ruidosamente após a refeição para elogiar o chef e agradecer pela refeição.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Nas mesas europeias, multiplicam-se regras de etiqueta. Como no Egito, pedir sal em Portugal é considerado uma gafe terrível. Já na Itália, o insulto está em pedir queijo extra em sua pizza. Arrotar alto ao fim da refeição, por outro lado, é considerado um elogio ao chef na Islândia.
Quando o assunto é mandar flores, jamais as envie em uma quantidade ímpar em países como Letônia, Lituânia e Eslováquia. Mas, na Bulgária, o tabu são flores amarelas, consideradas sinal de ódio.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Uma série de regras de etiqueta regulam principalmente as reuniões nos países da América do Norte e Central. Embora a maioria dos países considere rude chegar atrasado aos encontros, na Costa Rica e em El Salvador a prática é muito comum. Quando o assunto é como se vestir, em Belize o chique é ser totalmente casual.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Algumas regras de etiqueta na América do Sul envolvem gestos: enquanto, na maioria dos países, um polegar levantado para o alto significa "sim" ou "ok", na Argentina, o sinal com o dedo polegar é considerado vulgar.
No Paraguai e no Peru, dar de presente um objeto pontiagudo a alguém, como uma tesoura ou faca, significa que você quer romper o relacionamento com a pessoa.
Clique aqui para abrir em resolução maior. (Fonte: Remitly)
Na Oceania, há uma tradição de "tempo de ilha" que cria uma etiqueta particular quando se trata de pontualidade, sendo mais comum a falta dela em países com Papua Nova Guiné e Tonga. Quando estiver entre os samoanos, nunca toque na cabeça de alguém, pois essa parte do corpo é considerada sagrada lá.
Clique aqui para acessar a versão completa do mapa-múndi em alta resolução.