Artes/cultura
06/10/2023 às 04:30•3 min de leitura
É comum irmos ao supermercado aqui no Brasil e encontrar diversos produtos nas prateleiras, sejam eles nacionais ou importados. Porém, o que talvez muitos não saibam é que alguns desses itens facilmente acessíveis para nós são completamente proibidos em outros países do mundo.
A seguir, vamos listar alguns alimentos que possivelmente você não fazia ideia que são proibidos em outras nações e os motivos para eles serem considerados inimigos da população local. Confira.
Balas contam com um ingrediente capaz de deixar crianças mais hiperativas.
Essas balinhas coloridas certamente já fizeram a alegria de muita gente aqui no Brasil, mas são expressamente proibidas em alguns países da Europa.
Tal proibição se deve pelo fato do doce usar Tartrazina, um composto capaz de causar hiperatividade em crianças, além de outros ingredientes capazes de promover tumores no corpo humano.
Isotônico bastante popular não pode ser consumido em países da Europa.
O Gatorade é um isotônico bastante utilizado por atletas para reposição rápida de energia, mas em alguns países do mundo, mais especificamente na Europa, ele também é proibido tanto para consumo quanto para comercialização.
No caso da bebida, o vilão da história é um ingrediente conhecido como óleo vegetal bromado, que em altas quantidades no corpo pode causar problemas na tiroide, nos ovários e na próstata.
Alguns tipos de cereais são banidos por contarem com compostos cancerígenos.
As prateleiras dos supermercados brasileiros contam com algumas opções de cerais para comercialização, mas essa não é uma realidade comum em todos os cantos do mundo.
É verdade que muitas companhias hoje em dia trabalham com ingredientes mais saudáveis na composição deste produto, mas ainda é possível encontrar algumas opções que contam com hidroxitolueno butilado, composto capaz de provocar o surgimento de células cancerígenas no corpo e também por estar relacionado a problemas nos rins e na tireoide.
Assim como outras bolachas, as da linha Ritz são carregadas de gorduras trans.
Bolachas não são o exemplo mais saudável de alimento, mas algumas delas podem ser mais prejudiciais à saúde do que outras. Neste caso, um dos exemplos que podemos citar é o da bolacha Ritz.
Tal como alguns outros itens mencionados nessa lista, essas bolachas também foram banidas na Europa pelo risco que trazem à saúde de quem as consome. O motivo é bem simples: elas concentram altos níveis de gorduras trans, que quando consumidas em excesso pode ocasionar problemas no coração.
Alguns pães contam com um ingrediente específico que pode bani-los em alguns países.
Pode parecer curioso, mas alguns tipos de pães são terminantemente proibidos em países como Reino Unido, Canadá e Peru por conta de um simples ingrediente: bromato de potássio.
Alguns tipos de pães trazem esse ingrediente em sua composição, e ele é o responsável por ajudar a aumentar o rendimento da massa do pão. Porém, tal composto é altamente prejudicial para a saúde, podendo interferir na saúde do sistema nervoso e dos rins, além de provocar alguns tipos de câncer.
Baiacu pode ser considerado um dos alimentos mais perigosos do mundo.
Vamos fechar a nossa lista com um alimento extremamente perigoso: o peixe fugu (conhecido por essas bandas como baiacu). Aliás, ele pode ser considerado um dos mais nocivos dessa lista por ser um alimento perigoso e capaz de matar quem o consome se preparado de maneira errada.
Para se ter uma ideia, os chefes do Japão precisam treinar alguns anos antes de conseguir uma licença para preparar o peixe. Como o animal fica vivo até a hora do preparo e pode expelir algumas toxinas, seu consumo é proibido em toda a União Europeia.