Vampiros vs. Lobisomens: por que essas feras são inimigas nas histórias?

30/10/2023 às 03:002 min de leitura

Em um emaranhado de lendas e mitos, onde a realidade se entrelaça com a imaginação, a saga de vampiros e lobisomens surgiu para nos intrigar por séculos. Quem imaginaria que essas criaturas, tão imortalizadas na cultura popular, nem sempre foram inimigas ferrenhas? A história dessa rivalidade é uma jornada intrigante através dos fatos históricos e da criatividade humana.

A origem dos seres

Vampiros e sua elegância. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Vampiros e sua elegância. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Acredita-se que o conceito de vampiro como um ser morto-vivo tenha mais de mil anos e venha da Bulgária. Nessa época, o vampiro não era esse ser elegante e educado que assistimos em filmes e séries atuais, mas sim uma criatura assustadora que trazia doenças e muito medo para os vilarejos. 

É justamente na ocorrência de doenças que aumentava a crença nos vampiros. 

A raiva, uma doença transmitida por mordidas, e a pelagra, causada por deficiência alimentar, foram associadas aos vampiros devido às suas características semelhantes aos sintomas dessas enfermidades. Assim, a preocupação pelas doenças virava paranoia e gerava alvoroço nas vilas, surgindo assim a caça aos vampiros e resultando em histórias macabras que se espalhavam rapidamente.

Já o lobisomem, por outro lado, tem raízes profundas na mitologia grega e romana. Desde os Neuri, uma tribo nômade que se "transformava em lobos", até a trágica história de Lycaon, o homem que se tornou um monstro, as lendas de lobisomens têm permeado diversas culturas antigas. Lycaon, em particular, moldou a ideia do lobisomem como o conhecemos hoje, associando a transformação à moralidade e ao caráter.

As artes entram em cena

A história moderna dessas criaturas foi moldada por obras como Drácula, de Bram Stoker, e O Lobisomem de Paris, de Guy Endore, que estabeleceram os arquétipos do vampiro aristocrático e do lobisomem primitivo. 

Mas a verdadeira convergência entre esses seres ocorreu no século XX, quando Hollywood os trouxe à vida nas telonas, culminando na épica batalha entre eles em Abbott e Costello contra Frankenstein (1948), um filme de comédia e terror que apresentou as criaturas em cenas atrapalhadas mas que rendeu um duelo que seria explorado no futuro. 

A famosa novela gótica americana Dark Shadows também foi responsável por solidificar a luta entre esses monstros no imaginário popular. Já em 2003, tivemos o longa Anjos da Noite: Underworld, que trouxe uma dura batalha entre vampiros e lobisomens. Não se pode esquecer, obviamente, da saga Crepúsculo na exploração desse duelo.

A humanidade por trás das feras

Lobisomem, a fera primitiva. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Lobisomem, a fera primitiva. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Por que, então, essa rivalidade entre vampiros e lobisomens cativou tanto a imaginação humana? A resposta reside na dualidade dessas criaturas. 

Vampiros, encantadores e temendo a luz do dia, contrastam com lobisomens, feras selvagens que uivam para a lua cheia. Nessa luta entre a luz e a escuridão, o civilizado e o primitivo, os contadores de histórias encontraram um terreno fértil para explorar a complexidade da natureza humana. 

Essa rivalidade mitológica não é apenas uma batalha entre monstros, mas também uma exploração de nossos instintos mais básicos e nobres aspirações. Vampiros e lobisomens, mesmo em sua fantasia mais sombria, nos lembram da nossa própria humanidade, moldada pela diversidade de nossas naturezas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: