Artes/cultura
31/12/2023 às 08:00•2 min de leitura
Pular ondas, comer uvas e guardar as sementes, cruzar uma porta com o pé direito à meia-noite... Quem é supersticioso certamente deve conhecer algumas tradições de Ano Novo, e muitas delas acabam variando de país para país. Entretanto, nem todas elas são consideradas normais, já que envolvem atos no mínimo curiosos.
A seguir, vamos trazer algumas das tradições de Ano Novo mais malucas de outros países. Aliás, convidamos você a usar nossas redes sociais ao terminar sua leitura para comentar se conhecia alguma delas ou se recorda de outra que não listamos aqui.
Antes de correr para o aeroporto, colombianos correm com uma mala em volta da casa para trazer boa sorte. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Se você viajar para a Colômbia no período do Ano Novo, não se espante se encontrar uma pessoa correndo ao redor de uma casa com carregando uma mala.
Para os colombianos, esse gesto é bastante comum e tem como intuito atrair bons fluidos e muitas viagens no ano seguinte. Porém, atenção: isso só vale se a corrida for feita no sentido horário.
Não fosse pela pressa, a tradição da Espanha até poderia ser tratada como algo comum. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Vamos ao Velho Continente agora, mais precisamente para a Espanha. Por lá, uma tradição comum é comer 12 uvas assim que o relógio indicar meia-noite, sendo uma fruta a cada badalada do sino. Será que você consegue fazer isso sem engasgar?
A cultura mexicana tem enraizada a cultura de celebrar aqueles que já partiram com o Dia de Los Muertos. Entretanto, eles não são os únicos e se unirem de alguma forma com os falecidos em uma data especial.
Na cidade de Talca, localizada no Chile, é comum passar a última noite do ano ao lado daqueles que já morreram. Para eles, no dia 31 de dezembro os espíritos voltam para celebrar com os vivos.
Se você mora em Joanesburgo e tem uma TV velha, é bom guardar para jogar pela janela no Ano Novo: (Fonte: Getty Images/Reprodução)
É comum se desfazer de algum eletrodoméstico velho quando compramos um substituto novo. Porém, em Joanesburgo o Ano Novo parece ser mais propício para isso, já que os habitantes locais costumam arremessar mobílias e eletrodomésticos velhos pela janela como sinal de prosperidade. Sua cabeça que lute!
A Rússia é um país conhecido mundialmente por conta de suas bebidas, e uma das principais tradições de Ano Novo dos russos envolve exatamente isso.
Por lá, é comum escrever seus desejos para o novo ano em um papel, queimá-lo, despejar as cinzas na taça de champanhe e depois mandar tudo goela abaixo. Teria coragem de fazer isso?
Pratos são quebrados como tradição na Dinamarca - e você com medo de estragar as porcelanas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Por fim, deixamos aqui uma tradição peculiar de quem vive na Dinamarca. Na virada do ano, é muito comum os habitantes locais arremessarem pratos e copos contra as paredes de suas casas, garantindo que as más energias serão deixadas para trás e o Ano Novo será ainda melhor.