Ciência
12/04/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 12/04/2024 às 18:00
Estátuas religiosas estão entre as maiores do mundo. No Brasil, por exemplo, uma das mais conhecidas é o Cristo Redentor, mas outra promete ganhar ainda mais popularidade por conta de seu tamanho: o Grande Buda de Ibiraçu.
Inaugurada em agosto de 2021, essa estátua está localizada Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. Um de seus principais atributos é a altura, já que conta com 35 metros de altura e é considerada a segunda maior estátua dedicada à divindade no mundo, perdendo apenas para o Buda de Leshan, na China.
O Grande Buda de Ibiraçu já é considerado um ponto turístico na cidade de Ibiraçu, já que está em uma área que pode ser visitada por qualquer pessoa, e em qualquer horário do dia. Além da altura gigantesca, essa também é uma obra pesada: por conta da estrutura feita de ferro, aço e concreto, ela pesa 350 toneladas.
Sua visualização é facilitada pelo fato de estar em um ponto privilegiado, uma vez que fica às margens da BR-101. Segundo o mosteiro em que a obra está localizada, a estátua chega a receber cerca de 4 mil visitantes em um final de semana.
Vale mencionar, inclusive, que o Grande Buda de Ibiraçu seria inaugurado em junho de 2020. Porém, a obra sofreu atraso e foi impactada por conta da pandemia da covid-19, adiando o momento de sua abertura para o público para agosto de 2021.
O Grande Buda de Ibiraçu representa o Buda como um ser iluminado que está sentando sobre uma flor de lótus, que também funciona como pedestal de 3 metros de altura. Aliás, se considerarmos o pedestal do Buda e a estrutura de sustentação do Cristo Redentor, as duas estátuas alcançam a mesma marca de 38 metros de altura.
Ao lado da estátua maior, é possível encontrar outras 15 estátuas meditativas de Buda, sendo que cada uma dessas mede 2,5 metros de altura.
Um detalhe importante: da mesma forma como o Cristo Redentor, o Grande Buda de Ibiraçu também possui uma passagem interna. Há uma escada de ferro em seu interior que é utilizada apenas pelos funcionários do templo, e o seu último degrau dá acesso à mão da estátua.
Atualmente, a maior estátua religiosa do Brasil fica em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Ela é uma representação de Santa Rita de Cássia, e tem 56 metros de altura. Porém, essa obra será superada muito em breve, já que a cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, está erguendo uma estátua de seu padroeiro que terá 57 metros de altura.