Ciência
03/08/2018 às 06:30•2 min de leitura
Apesar de a criatura da imagem acima parecer um peixe, na realidade, se trata de um baita girino encontrado em uma lagoa rasa do Arizona. Sim, caro leitor, o que você acabou de ver — e pode ver novamente a seguir — é o filhote de um sapo! Será que os “pais” da “criança” eram grandes? De acordo com Mindy Weisberger, do site Live Science, o anfíbio pertence à espécie Lithobates catesbeianus, nativa da América do Norte, e os indivíduos adultos podem chegar a medir por volta de 20 centímetros de comprimento e bater entre 1 e 1,5 quilo na balança.
Conhecidos popularmente como rãs-touro-americanas, esses animais — que são, sim, bem grandalhões — geralmente produzem girinos impressionantes, quando comparados com os “filhotes” de outras espécies. No entanto, nada se compara a “Golias”, a criatura encontrada no Arizona! Com cerca do dobro do tamanho de uma latinha de refrigerante, o girinão foi achado em meados de junho, enquanto um grupo de biólogos capturava as rãs-touro — uma vez que elas são uma espécie invasiva na região.
Up here at the Southwestern Research Station there is an initiative to remove invasive bull frogs from ponds. During the removal process they found a tadpole of gigantic proportions. BEHOLD #SciComm #desert #skyisland #frogs #arizona #BLACKandSTEM #womeninStem #UAResearch pic.twitter.com/e6AgaRwrhb
— Earyn McGee (@Afro_Herper) 14 de junho de 2018
E qual é a do girino? Segundo Mindy, os pesquisadores acreditam que ele possa sofrer de algum desequilíbrio hormonal — que por sua vez, seria o responsável por fazer com que Goliás cresça mais do que o normal. Aliás, se esse for mesmo o caso, os pesquisadores pensam que a condição não permitirá que o girino conclua a metamorfose e se “transforme” em sapo (ou rã-touro), e que ele pode continuar crescendo.
I know a lot of you were looking for updates and I can’t tell you exactly how big this guy is because the researchers haven’t published on it yet. A rough estimate would be the size of a medium banana. He is still alive and growing. His name is Goliath ?? @swrsamnh pic.twitter.com/gWecsJwzMn
— Earyn McGee (@Afro_Herper) 14 de junho de 2018
Por um lado, isso é bastante ruim para Golias, já que, ao não concluir o processo natural pelo qual esses anfíbios passam e continuar aumentando de tamanho, seu sistema cardiorrespiratório terá problemas para se manter trabalhando de forma eficiente. Contudo, por ser grandalhão, o girinão poderá capturar mais alimentos do que seus “irmãos” menores.
De momento, os biólogos levaram Golias a um laboratório e devem conduzir uma porção de estudos e levantamentos para descobrir o que está provocando o supercrescimento do bicho, e os resultados serão publicados em um estudo.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!