![a-maior-caverna-do-mundo-em-imagens-surpreendentes-thumb.png](https://mega.ibxk.com.br/2025/01/17/17123547026355.png?ims=288x164)
Ciência
16/05/2019 às 02:00•1 min de leitura
Todos nós amamos coalas, esse é um fato. O animalzinho tem um lugar especial nos nossos corações, porém, aparentemente está extinto do planeta. Não se assuste, ainda há coalas no mundo, porém, não em quantidade suficiente para a espécie se manter em reprodução pelos próximos anos.
Foto: CharityDOs
Tem sido difícil dizer exatamente quantos ainda existem na Austrália, porém, é garantido que o desmatamento, juntamente com as mudanças climáticas, tem contribuído para o sumiço da espécie.
Foto: Lone Pine Koala Sanctuary
Não é a mesma coisa dizer que um animal está extinto e funcionalmente extinto. O primeiro é pior, já que quer dizer que não existe mais nenhum daquele animal no mundo. O segundo, por outro lado, não é nenhuma maravilha, porém, nos dá um mínimo de esperança:
Um animal ‘funcionalmente extinto’ pode significar várias coisas. No caso dos coalas, quer dizer que a sua população diminuiu tanto, que já não consegue mais desempenhar um papel relevante no ecossistema (sabemos que os coalas eram muito importantes para os bosques de eucalipto), mas ainda existem.
Foto: savethekoala
Por enquanto, as coisas não estão muito bem para os nossos queridos coalas. O que resta é torcer para que alguma grande mudança aconteça, e tentar ajudar às milhares de pessoas ao redor do mundo que estão a disposição para salvá-los.