Ciência
09/09/2019 às 11:00•1 min de leitura
Imagens captadas pelo robô MASCOT (Mobile Asteroid Surface Scout) na superfície do asteroide Ryogu e divulgadas na revista Science mostram aspectos do solo que se assemelham ao da Terra. Segundo os autores do trabalho, o aspecto do material presente na foto é similar aos meteoritos condritos carbonáceos encontrados no nosso planeta. As rochas não apresentam poeira, outro fato que interessou a equipe de pesquisa.
O resultado foi conseguido graças à missão Hayabusa 2, a sonda japonesa que tem como objetivo estudar o asteroide Ryogu, que orbita entre a Terra e Marte e mede cerca de 900 metros. Os cientistas acreditam que esse material pode auxiliar o entendimento da formação da Terra.
Em 2018, a sonda liberou o MASCOT, um robô franco-alemão, na órbita do Ryogu. Após aterrissar de ponta-cabeça, a pequena máquina conseguiu se virar, e, durante as 17 horas de duração da bateria, realizou uma série de imagens do solo.
As fotos da missão são consideradas um material importante pois podem auxiliar os cientistas a entenderem a formação da Terra e do sistema solar. No entanto, a equipe de pesquisa precisa de mais dados para conseguir analisar com precisão as primeiras hipóteses, por isso o retorno da Hayabusa 2 é aguardado. Além das imagens e de outros dados captados durante a missão, a sonda coletou materiais para análises, e os cientistas esperam conseguir analisar e comparar as rochas do asteroide com as encontradas na Terra.
Os condritos carbonáceos são os materiais mais antigos encontrados em solo terrestre. A missão da Hayabusa 2 está prevista para terminar em 2020.
Robô pousa no asteroide Ryogu e capta imagens surpreendentes via TecMundo