Ciência
09/07/2021 às 04:00•2 min de leitura
Os museus são as formas mais concretas de se desenvolver um contato próximo entre as gerações atuais e a antiguidade, e vários deles são verdadeiros santuários de relíquias que abrigam pinturas, esculturas, registros fósseis, documentos e muito mais, apresentando as fascinantes narrativas dos antepassados em tours guiados que se caracterizam como extremamente valiosos.
Conheça abaixo alguns dos mais maravilhosos museus espalhados pelo planeta e veja alguns detalhes em vídeos sobre as exposições presentes em cada um deles.
Em um salão de 31 mil metros quadrados, a exposição Tempo Profundo leva o público em um verdadeiro passeio pela história, iniciando em um período de 4,6 bilhões de anos atrás e partindo para uma aventura que narra a evolução das espécies e do planeta. Uma das maiores atrações de Washington D.C. conta com telas touchscreen interativas, fósseis em tamanho real, mostras de preparação de registros documentais e uma interessante exploração sobre o aquecimento global e o impacto da ação humana nas alterações climáticas.
Na China, a caligrafia (shufa) é considerada uma das Quatro Artes e é representada de forma grandiosa no Museu de Xangai. A galeria mostra características dos cinco estilos de escrita chinesa (selo, escribas, regular, comum e erva) sob a ótica do artista Jin Nong (1687-1763), que se expressava através da arte e da linguagem ao desenhar flores e imagens budistas.
Inaugurado em 21 de outubro de 1959, o Museu Solomon R. Guggenheim, que teve seu design inspirado pelo molusco Thatcheria mirabilis e pelo submarino Nautilus, de Vinte Mil Léguas Submarinas, abriga obras de Georges Braque, fundador do cubismo ao lado de Picasso, Juan Gris e Paul Klee, reforçando o teor matemático e o respeito pelas formas geométricas consideradas puras e orgânicas.
O Museu Egípcio, no Cairo, é o maior acervo de antiguidades faraônicas do planeta e contém cerca de 120 mil itens, oferecendo verdadeiras viagens pelo Antigo Egito onde é possível conhecer um pouco mais sobre a sociedade histórica e sobre os grandes líderes e referências. O centenário museu abriga registros de Ramsés III, Hatshepsut e muito mais, com o maior destaque sendo uma impressionante coleção do faraó Tutancâmon, que conta com tesouros como a lendária Máscara de Ouro.
O Museu Maropeng é uma das atrações situadas no Berço da Humanidade, localizado em Joanesburgo, África do Sul. As principais exibições apresentadas no Centro de Visitantes estão relacionadas à evolução da vida humana e dos ancestrais ao longo de milhões de anos, que é relatada através de telas interativas, fotos, vídeos, fósseis originais e muito mais. Além disso, os turistas podem realizar passeios que simulam os elementos da natureza e detalham a Teoria de Gaia, hipótese que trata o planeta como um grande ser vivo.
A ala do Santuário do Livro, no Museu de Israel, em Jerusalém, guarda os sete Manuscritos do Mar Morto, textos e fragmentos compilados no século II a.C. pelo grupo apocalíptico messiânico dos Essênios. A enorme cúpula branca também expõe o bem preservado Pergaminho de Isaías, escrito no século II a.C., o Códex de Aleppo, nome dado para a Bíblia hebraica mais antiga que se tem conhecimento, e muitos outros documentos importantes para a formação da civilização do Oriente Médio.