Ciência
08/11/2022 às 06:30•2 min de leitura
Poder se comunicar com seu bichinho de estimação provavelmente é um dos superpoderes que a maioria dos pais e mães de pet gostariam de ter, mas como isso não é possível, que tal entender melhor o que o seu filho de quatro patas está querendo te dizer com alguns comportamentos.
Lambidas nem sempre são só carinho. (Fonte: Shutterstock)
Sabe aquelas lambidas que você pensa que são beijinhos que o seu cachorro está te dando? Bem, sinto lhe desapontar, mas ele provavelmente está com fome. Quando filhotes, os cães costumam lamber a boca da mãe para pegar algum resto de comida que tenha ficado por ali, então, talvez ele só esteja te dizendo que é hora do lanche.
Lambidas em excesso devem ligar um sinal de alerta nos donos de gato. (Fonte: Shutterstock)
Os gatos também se comunicam lambendo seus donos. Na maioria das vezes, a lambida é um gesto de afeto através do qual o seu felino quer demonstrar o quanto te ama. Mas, cuidado, se ele está lambendo você insistentemente pode ser um sinal de ansiedade. Talvez seja bom brincar um pouco com o seu gatinho para desestressá-lo.
Sons diferentes podem levar os cães a inclinar a cabeça. (Fonte: Shutterstock)
Geralmente seu cãozinho inclina a cabeça para o lado quando ele ouve um som desconhecido ou vê algo que ele não entende muito bem. Por isso, esse é um comportamento mais comum em filhotes, já que para eles há muito mais novidades no mundo do que para um cachorro mais velho. Mas se o seu pet está andando por aí com a cabeça inclinada, cuidado. Isso pode ser um sinal de infecção no ouvido.
Mostrar a barriga para você nem sempre é pedido de carinho. (Fonte: Shutterstock)
Quando um gato deita no chão e mostra a barriguinha, ele está tentando dizer que confia em você, mas isso não impede que ele te morda se você passar a mão pela pancinha dele. Isso pode acontecer porque o gato estava apenas tentando comunicar o fato de que confia em você e não estava esperando o seu comportamento de coçar a barriga dele. Ou seja, era a vez dele demonstrar que te ama, mas não queria nada em troca naquele momento.
Seu cachorro pode ficar muito animado quando vê pessoas diferentes em casa. (Fonte: Shutterstock)
Quem nunca passou vergonha com as visitas chegando em casa e o cachorro da família tentando demostrar, digamos, muito afeto. Porém, para o cachorrinho nem sempre esse comportamento tem um cunho sexual. Quando o seu pet fica muito empolgado com uma situação ou quando ele quer atenção, é comum que ele também tente cruzar, seja com as pessoas, com seus brinquedos, com os móveis, enfim, com praticamente qualquer coisa.
Derrubar vasos de plantas pode ser a diversão do seu gatinho. (Fonte: Shutterstock)
Esse comportamento felino que rende vídeos hilários pode ter muitos significados. Seu gato pode estar entediado, pode estar buscando a sua atenção ou simplesmente tentando brincar. Enquanto cachorros experimentam o ambiente com a boca, a forma dos gatos fazerem isso é com as patinhas, assim, nada mais lógico do que empurrar coisas para entender o que elas são. Ou eram antes de cair no chão.