Ciência
12/01/2023 às 11:00•2 min de leitura
Um grupo de arqueólogos na Dinamarca desenterrou uma parte de um enorme salão viking que pode estar conectado ao rei Harald "Bluetooth" Gormsson, que reinou de 958 a 986 d.C, durante a Era Viking na região. A estrutura, que foi encontrada na Jutlândia do Norte, é considerada a maior descoberta viking na última década e mede 40 metros de comprimento.
Até agora, apenas metade do edifício foi escavado. Os arqueólogos acreditam que o salão foi construído entre 950 e 1050 d.C., segundo o comunicado oficial que foi liberado à imprensa. O design da estrutura é semelhante a outras encontradas na área, que também foram construídas durante o reinado de Bluetooth.
(Fonte: Nordjyske Museer)
Também conhecido como Harald Blatand, Bluetooth foi responsável por introduzir o cristianismo na Dinamarca e também ajudou a unificar o país com a Noruega. Existem diversas estruturas associadas ao seu reinado na região, incluindo as fortalezas circulares de Fyrkat e Aggersborg.
Atualmente, tudo o que restou dessas construções foram seus aterros cobertos de plantas. O que foi divulgado pelo Museu da Jultlândia do Norte é que pouco se sabe sobre essa região durante esse período histórico. Embora os arqueólogos não tenham certeza sobre qual propósito cumpria o salão, existe uma certeza de que "ele não estava relacionado à vida cotidiana".
A principal hipótese é que esse era um lugar onde a elite social viking se reunia, negociava e tinha guildas. Logo, esse era um edifício onde provavelmente decisões importantes que moldaram a região foram tomadas. Visto que a maior parte do salão ainda não foi escavada, é pouco provável que outros edifícios possam existir naquele local.
Se existe a possibilidade do salão estar conectado ao reina
(Fonte: Nordjyske Museer)
do de Bluetooth, outra teoria é que a terra onde a estrutura foi encontrada pertencia a Runulv den Radsnilde, um nobre cuja família administrava uma fazenda na região. Essa hipótese está baseada na existência de uma pedra rúnica de 1,5 metros de altura encontrada nas proximidades, que data para algum momento entre 970 e 1020 d.C.
O objeto viking está gravado com a frase "Hove, Thorkild, Thorbjørn definiram a pedra de seu pai Runulv den Rådsnilde". Sendo assim, isso só colaboraria mais com a ideia de que tanto a pedra rúnica quanto o salão viking seriam elementos pertencentes à elite política e social daquela sociedade antiga.
Depois do achado feito pela equipe de arqueólogos, a pedra rúnica foi colocada em exibição na vizinha igreja românica de Hune. A expectativa é que os próximos meses sejam tomados por novas escavações na Jutlândia do Norte, fornecendo uma visão maior do que realmente representa o salão viking. Caso a teoria inicial esteja correta e a estrutura de fato pertença ao reinado de Bluetooth, isso mostraria que sua liderança foi ainda mais notável do que imaginávamos, visto que ele já foi um dos governantes mais influentes na história da Dinamarca.