
Ciência
22/03/2023 às 11:00•2 min de leitura
O jambu é uma planta típica da Amazônia muito conhecida por ser usado em pratos e bebidas da região Norte, sendo rica em fibras e vitaminas. O alimento carrega diversos benefícios para a saúde, além de gerar uma experiência única e curiosa.
A erva pode ser cultivada de forma tradicional – com água, sol e adubo — ou utilizando a técnica da hidroponia, que não depende do uso do solo. É produzido durante o ano todo, mas há um pico de produção nos meses de maio a outubro — período de menos chuva na região da Amazônia.
Descubra algumas curiosidades referentes ao jambu, a especiaria capaz de deixar a língua dormente. (Fonte: Portal Amazônia/Reprodução)
É muito comum sentir uma "dormência" na boca ao ingerir alimentos que carregam o jambu em sua preparação e esse efeito é causado devido a uma substância chamada espilantol, que gera a sensação de formigamento quando é absorvida pela mucosa labial.
Caso esteja curioso para saber um pouco mais, confira outras informações associadas ao jambu a seguir.
O jambu é rico em diversas vitaminas, como a B1, a B2 e a vitamina C, o que ajuda na defesa do organismo de quem consome a fruta que carrega esses componentes.
“Essas vitaminas são importantes e têm a principal função de fortalecer a imunidade e o sistema imunológico, sem falar que gera benefícios relacionados à saúde da pele e dos ossos. Portanto, mesmo que a dormência causada pelo jambu pareça algo que vá comprometer nossa saúde, não é necessário se preocupar, pois ele só gera benefícios ao nosso corpo”, comenta Flávio Landim, professor de biologia da Ferretto.
A erva possui ação anestésica e pode ser utilizada na medicina popular para aliviar dores causadas na região da cabeça.
“Como o jambu possui espilantol, ele causa uma dormência na região da boca quando é ingerido. Com isso, é possível aliviar dores de garganta, inflamações na boca e dores de dente de uma forma totalmente natural”, explica Landim.
Por possuir diversas vitaminas, o jambu não apenas não faz mal como também consegue auxiliar na saúde e na prevenção de doenças.
“O consumo das folhas de jambu pode amenizar sintomas de tuberculose e ajudar no tratamento de problemas digestivos, assim como auxiliar no tratamento da anemia”, diz o especialista.
“Isso acontece porque, além do produto ser rico em vitaminas, ele possui ferro, fósforo, sais minerais, cálcio e proteínas, que fazem nosso sistema corporal funcionar de forma correta”, finaliza o biólogo.
Transforme seus pratos e bebidas em um verdadeiro show de luzes com ingredientes simples e um pouco de ciência.
Dependendo de certas situações, o seu chocolate pode ficar um pouco esbranquiçado. Mas dá para comer mesmo assim.
Criado no século 18, o cianômetro uniu ciência e fascinação pelo céu.
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.