Artes/cultura
26/06/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 26/06/2024 às 20:00
Aranhas estão espalhadas por todos os lugares. Enquanto algumas são inofensivas por natureza devido ao seu tamanho, outras podem causar medo e espanto em muitas pessoas. E, neste segundo grupo, podemos incluir a aranha-joro.
Os primeiros relatos envolvendo a joro indicam que ela é originária da Ásia Oriental. Porém, a aranha tem invadido outras regiões do globo nos últimos anos, incluindo diversas áreas dos Estados Unidos em tempos mais recentes.
As aranhas-joro, ou Trichonephila clavata, possuem características diferentes entre machos e fêmeas. Enquanto os primeiros podem medir até 1 centímetro, as outras são capazes de alcançar 2,5 centímetros. Ainda sobre as fêmeas, as patas também chamam a atenção, já que elas chegam a alcançar até 10 centímetros.
Sobre o seu ciclo de vida, ela pode vagar pelo nosso planeta por aproximadamente um ano. Além disso, elas são mais vistas durante os meses de setembro e outubro, o que levou alguns pesquisadores a emitirem um alerta sobre a invasão delas.
Falando ao site The Guardian, o cientista e professor David Coyle, da Universidade Clemson, comentou que há grandes chances de que elas "venham para ficar", especialmente nos Estados Unidos.
"Salvo algumas circunstâncias específicas, a expectativa é de que essas [aranhas] continuem se espalhando, possivelmente para o norte, e nós já vimos isso com algumas populações [da joro] em Maryland", comentou Coyle no estudo.
Entre as pessoas, espalhou-se a ideia de que essa aranha tem poderes que a torna capaz de voar. Segundo os pesquisadores, isso é verdadeiro, mas de forma parcial.
Nas palavras de Coyle, os filhotes dessa espécie de aranha possuem uma habilidade parecida com o "balonismo". Nela, os pequenos seres usam fios de teia para carregá-los com a ajuda do vento para novos locais. Caso esteja curioso, é possível ver como isso funciona por volta da marca de 25 segundos no vídeo abaixo:
Entretanto, essa habilidade se perde quando os aracnídeos desta espécie alcançam o estágio adulto, o que pode servir para dissipar um pouco desse medo.
“Um dos problemas é que as pessoas pensam que as aranhas vão voar como os macacos do Mágico de Oz e cair no piquenique. Uma aranha tão grande não é capaz de ser carregada pela seda. Então elas não voam”, explicou o especialista.
Outro ponto importante de se comentar é o fato de essa é uma aranha venenosa gigante. Porém, não há muito a temer quanto isso, já que seu veneno não é nocivo nem para humanos, nem para animais domésticos.
De maneira geral, sua picada pode ser comparada com a ferroada de uma abelha pequena. Essa ação só causa um real problema caso a pessoa tenha alergia a esse tipo específico de aracnídeo.
Em contrapartida, a aranha-joro é uma predadora implacável de pragas, se alimentando principalmente de baratas e percevejos que fiquem presos em suas teias.