Ciência
06/06/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 06/06/2024 às 16:00
Vez ou outra, é comum encontrar pessoas que oferecem alimentos comuns para nós, humanos, aos bichinhos de estimação. Um caso bastante comum na mídia é o de Garfield, o famoso gato laranja fascinado por lasanha.
Partindo desse pressuposto, uma dúvida que pode surgir na cabeça de muitos é se, de fato, os felinos podem comer lasanha. Será?
Antes de falar se um gato pode ou não comer lasanha, é importante entender como deve acontecer a alimentação dos felinos. Esse animais são primariamente carnívoros, indicando que a composição principal de sua dieta deve ser a base de carne.
Claro, isso não significa que, ocasionalmente, eles não possam experimentar outras coisas. E, neste grupo, podemos incluir a já mencionada lasanha.
Em um primeiro momento, a resposta mais direta seria que não há problemas em um gato comer um pouco de lasanha. E aqui é importante enfatizar "um pouco", pois se ele ingerir esse prato em abundância, também são boas as chances de que isso acabe indo parar no seu lindo carpete de centro da sala.
Outro ponto importante é que, para os gatos, o perigo não está propriamente na massa da lasanha, e sim nas várias outras coisas que vão parar nela. É difícil encontrar alguém que não coloque molho, carne moída, cebola e alguns temperos para incrementar esse prato, e algumas dessas coisas podem ser problemáticas para os felinos.
Dessa forma, o perigo é mais baixo se o seu bichano comer uma lasanha que tenha apenas a massa e algum tipo de carne. Até mesmo o queijo pode representar um problema se ingerido em abundância, já que muitos gatos são intolerantes à lactose.
Caso queria dar ao seu bichano um momento Garfield para encarar com coragem uma segunda-feira, existe a possibilidade de preparar, em pequenas porções, uma lasanha específica para gatos.
Junto a massa, seria possível adicionar um tipo de carne e alguma comida para felinos que seja um pouco mais úmida para servir de molho.
Porém, é preciso dizer que isso, nem de longe, vai fazer com que seu gato fique parecido com Garfield. Aliás, a chance dele recusar a iguaria e tudo ir para o lixo é grande, então o ideal é continuar tratando o bichinho em segurança oferecendo apenas as doses de ração e, no máximo, petiscos.