Drops Históricos #004: sua dose semanal de História aqui no Mega!

16/04/2018 às 14:046 min de leitura

Nesta edição dos Drops Históricos, você confere a inauguração de Brasília, capital do Brasil e também a fundação da cidade de Roma, uma das cidades mais importantes da nossa história. Além disso, comemoramos nesta semana a descoberta do Brasil por europeus, fato que marca o aniversário de nosso país.

Muitas personalidades estão retratadas nesta semana, como o cineasta britânico Charlie Chaplin, o escritor colombiano Gabriel Garcia Márques, o biólogo britânico Charles Darwin e o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Confira!

16 de abril

Nasceu neste dia...

1889: Charlie Chaplin, ator e cineasta britânico

Charlie Chaplin

Também conhecido por "Carlitos", foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mímicas e comédias do gênero pastelão. O personagem que mais marcou sua carreira foi "O Vagabundo" (The Tramp), um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro.

17 de abril

1945: Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças brasileiras liberam Montese, na Itália

Força Expedicionária Brasileira começou a mover uma verdadeira perseguição aos alemães, motivada pelo desejo de vingar os companheiros mortos em Monte Castelo. Em Montese teria início a mais sangrenta batalha travada pelos brasileiros na Itália. Os brasileiros conquistaram Montese na manhã do dia 17 de abril. Essa vitória custou caro para a FEB: cerca de mais de 400 baixas (contabilizando mortos, feridos e desaparecidos).

1961: Invasão americana a Baía dos Porcos, em Cuba, com o objetivo de derrubar Fidel Castro

Um contingente de exilados cubanos contrários a Fidel Castro, organizados e treinados pela Agência Central de Inteligência dos EUA, tentaram invadir a região sul de Cuba com o objetivo de depor o governo socialista que tinha se instalado após a Revolução Cubana. Acabou sendo um fracasso, devido ao equipamento e treinamento do exército cubano, financiado pelos países do Bloco do Leste; os exilados foram vencidos em um período de 3 dias.

1996: Massacre de Eldorado dos Carajás

Enterro de pessoas

Os trabalhadores do Movimento dos Sem Terra faziam uma caminhada até a cidade de Belém, quando foram impedidos pela polícia de prosseguir. Mais de 150 policiais – armados de fuzis, com munições reais e sem identificação nas fardas – foram destacados para interromper a caminhada, o que levou a uma ação repressiva extremamente violenta e à morte de 19 trabalhadores.

2014: A NASA descobre o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra na zona habitável de outra estrela

Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho similar ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que, em tese, o torna habitável. O exoplaneta, denominado Kepler-186f, foi identificado por pesquisadores da NASA usando o telescópio Kepler.

Morreu neste dia...

2014: Gabriel Garcia Márquez, escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano

É considerado pela crítica literária mundial como um dos mais importantes escritores do século XX. Em 1982, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra. A obra mais popular de Garcia Márquez é "Cem anos de solidão", onde o autor mistura o épico com o realismo fantástico.

18 de abril

1506: O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro, na qual são celebradas as mais importantes cerimônias da Igreja Católica, se localiza sobre o terreno onde foi erguida pelo imperador Constantino, entre os anos 324 e 349, uma pequena basílica com o objetivo de honrar o túmulo do primeiro Papa, o apóstolo Pedro.

1857: Lançamento do “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec, marco fundador do Espiritismo

Publicado pela primeira vez em 1857, ele foi organizado em cerca de 20 meses pelo professor francês Allan Kardec, que coordenou longas reuniões com médiuns, fazendo perguntas a eles e colhendo respostas que acreditava vir dos espíritos. Organizando as respostas para 501 perguntas sobre o Universo, Kardec criou a doutrina e visão de mundo do espiritismo.

Nasceu neste dia...

1882: Monteiro Lobato, escritor brasileiro

"O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e, mais tarde, a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda a América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social.

19 de abril

1965: Publicação da Lei de Moore

A lei de Moore

A lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Earl Moore. Tal lei dizia que o poder de processamento dos computadores (entenda computadores como a informática geral, não os computadores domésticos) dobraria a cada 18 meses.

1971: Lançamento da Salyut 1, a primeira estação espacial feita pelo homem

O projeto soviético foi iniciado em 1969, e o objetivo principal era adquirir a tecnologia e o conhecimento necessários para as futuras estações espaciais de uso civil e militar. A primeira missão tripulada com destino à Salyut 1 (Soyuz 10) não conseguiu entrar na estação, embora tenha realizado o acoplamento com sucesso. A segunda missão tripulada (Soyuz 11) ficou a bordo e estabeleceu o tempo recorde de permanência em órbita até aquele momento: 24 dias. Foi o primeiro voo bem-sucedido de uma nave espacial acoplada a uma estação espacial. 

2005: O conclave elege o Papa Bento XVI

Como resultado da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005, foi organizado o Conclave, no qual o 265º Papa seria eleito na Igreja Católica. O Colégio de Cardeais anunciou que esse conclave começaria na segunda-feira, 18 de abril de 2005. Após quatro votações, os cardeais elegeram como Papa Joseph Ratzinger, de 78 anos, que escolheu como nome Bento XVI.

Morreu neste dia:

1882: Charles Darwin, biólogo britânico

Charles Darwin

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury. Esse importante pesquisador ficou conhecido por sua contribuição no entendimento da evolução das espécies.

20 de abril

1233: Início da Inquisição, com o objetivo de combater heresias

Foi a segunda bula papal de Papa Gregório IX, a Licet ad Capiendo, que instituiu oficialmente a Inquisição como hoje é conhecida, dirigida aos padres e frades da Ordem Dominicana, tidos como os mais fervorosos no combate à heresia.

Nasceu neste dia...

1845: Barão do Rio Branco, advogado, diplomata, geógrafo e historiador brasileiro

Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Resolveu questões de fronteiras entre o Amapá e a Guiana Francesa, entre Santa Catarina e Paraná contra a Argentina e entre o Acre e a Bolívia. Foi o segundo ocupante da Cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras.

1889: Adolf Hitler, militar e político alemão

Adolf Hitler

Adolf Hitler foi um ditador de origem austríaca que governou a Alemanha de 1933 a 1945. Conquistou o poder por meios democráticos e conduziu o processo que culminou com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde morreram 56 milhões de pessoas.

21 de abril

753 a.C.: Data da suposta fundação de Roma por Rômulo

A cidade que dominou a Europa durante séculos foi fundada às margens do rio Tibre. Localizada ao sul da Europa, na Península Itálica, foi a antiga capital do Império Romano e é, hoje, capital do estado moderno da Itália.

1792: Tiradentes é enforcado e esquartejado em Minas Gerais

Tiradentes era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

1960: Brasília, capital do Brasil, é inaugurada oficialmente

Vista aérea de Brasília

A cidade foi elaborada por Lúcio Costa e desenvolvida por ele e Oscar Niemeyer, de 1956 até sua inauguração. Desde a primeira constituição republicana, de 1891, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como "pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal".

22 de abril

1500: Pedro Álvares Cabral desembarca na costa brasileira

Nessa data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local onde havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal. No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre esses dois povos.

Nasceu neste dia...

1870: Lênin, político russo

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, foi um importante revolucionário, líder da Revolução Russa de 1917 e estadista russo. Nasceu em 22 de abril de 1870 na cidade russa de Simbirsk (atual Ulyanovsk) e morreu em 21 de janeiro de 1924 em Gorki (próximo a Moscou).

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: