Esportes
31/08/2018 às 04:37•2 min de leitura
1 – Você já tinha parado para pensar que todos os lagartos são répteis, mas nem todos os répteis são lagartos? E existem mais de 6 mil espécies de lagartinhos no mundo.
2 – De modo geral, os lagartos costumam ser animais de quatro patas, possuir orifícios auriculares externos, pele escamosa e pálpebras móveis.
3 – Sabia que os lagartos são incapazes de se locomover e respirar ao mesmo tempo?
(Giphy)
4 – Algumas espécies de lagartos se comunicam por meio de “flexões”, ou seja, levantando e abaixando seus corpos.
5 – Leonardo da Vinci, além de ser inventor e um gênio da pintura, escultura, matemática, arquitetura, engenharia, anatomia, astronomia etc., também era superzoeiro! Ele costumava colocar asas e chifrinhos em lagartos e soltá-los no Vaticano para assustar a galera.
(Giphy)
6 – A palavra “dinossauro” tem origem em um vocábulo do grego antigo e significa “réptil terrível”.
7 – Existe um gênero de lagartos, o Basiliscus, que possuem a capacidade de se locomover pequenas distâncias sobre a água. Por conta dessa habilidade, esses animais também são conhecidos como “Lagartos Jesus Cristo”.
(Giphy)
8 – Alguns lagartos são capazes de amputar as próprias caudas — e essa ação funciona como um mecanismo de defesa, uma vez que os membros continuam se movendo e podem ajudar a distrair predadores.
9 – Os lagartos conhecidos como “diabos-espinhosos” (Moloch horridus) são capazes de “beber” água através da pele e ainda contam com uma espécie de cabecinha falsa na parte de trás de seus pescoços para confundir possíveis predadores.
10 – Outro mecanismo curioso de defesa que alguns lagartos possuem é o de esguichar sangue pelos olhos para afugentar outras criaturas — sem falar que a substância tem um gosto horrível para o paladar de felinos e caninos.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!