Estilo de vida
24/03/2020 às 09:30•2 min de leitura
A pandemia do novo Coronavírus é um assunto sério, e a Itália, onde o número de mortos já passou dos seis mil, é o maior exemplo da gravidade da situação. Apesar disso, hackers e cidadãos mal intencionados estão aproveitando o estado mais sensibilizado de algumas pessoas para aplicar golpes e angariar seus cinco minutos de “fama”.
Na semana passada, publicamos sobre três golpes que estão sendo aplicados por meio do WhatsApp, em que mensagens informam sobre a distribuição de álcool gel da Ambev, kits gratuitos de álcool e máscaras e contas da Netflix com acesso irrestrito.
Posteriormente, surgiu outro golpe no mesmo app, que informa à população sobre um “auxílio cidadão” mensal no valor de R$ 200, que será pago pelo Governo Federal a todos os cidadãos que solicitarem o benefício. Todas essas mensagens solicitam um cadastro, onde os dados dos usuários serão usados para atividades ilegais.
Fonte: Olhar Digital/Reprodução
Nos últimos dias, outras informações falsas foram criadas e compartilhadas pelas redes sociais, mesmo que elas apresentem conteúdo que chega a ser esdrúxulo.
Veja quais são as principais fake news sobre o Coronavírus:
Em um vídeo compartilhado, principalmente pelo WhatsApp, um homem mostra uma carteira de vacinação veterinária com o adesivo da vacina "Vanguard HTLP 5/CV-L". O certificado cita a imunização canina contra o “coronavírus”.
Fonte: Olhar Digital/Reprodução
O homem tenta relacionar o coronavírus que infecta cães com o Coronavírus Sars-CoV-2, que surgiu em 2019 e causa a Covid-19 em seres humanos. É importante ressaltar que “coronavírus” não é apenas um vírus, mas uma família de vários vírus, cada um com características próprias e que podem desencadear doenças distintas em espécies diferentes.
Um vídeo disseminado pelo Facebook indica a auto-hemoterapia como tratamento contra a Covid-19. O procedimento consiste em extrair uma pequena quantidade de sangue e injetá-la novamente no corpo da mesma pessoa.
De acordo com a Anvisa, a hemoterapia é uma “prática clínica não reconhecida pelos conselhos de classe profissional, o que configura risco iminente à saúde".
Segundo o Aos Fatos, plataforma brasileira de checagem de veracidade de notícias, o vídeo foi compartilhado pelo menos 200 mil vezes.
Em outro vídeo que está circulando pelas redes sociais, um homem que se diz “autodidata em química” afirma que vinagre é o melhor desinfetante contra o Coronavírus.
Mesmo com o álcool sendo utilizado há décadas, em hospitais, na desinfecção de materiais e equipamentos, ainda há pessoas capazes de acreditar na informação passada em um vídeo de um desconhecido qualquer.
Uma mensagem divulgada nas redes sociais recomenda o gargarejo com vinagre, água morna e sal como solução para “matar” o vírus quando ele ainda está “na garganta”.
No momento, nenhum órgão de saúde recomenda nenhum medicamento como tratamento contra a Covid-19. O que há, no máximo, são testes com algumas drogas, mas nenhuma delas foi liberada para uso geral, muito menos para a automedicação.
O TecMundo recomenda aos seus leitores que não repassem nenhum tipo de informação cuja veracidade do conteúdo não tenha sido checada.