Artes/cultura
17/03/2021 às 14:00•2 min de leitura
Provavelmente você já sabe que legumes e frutas — ou mais corretamente, frutos — são coisas diferentes. Basicamente, tudo o que tem semente é um fruto e ele é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O termo legume é usado para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface), flores (brócolis), caules (aipo), tubérculos (batatas), bulbos (cebola) e raízes (beterraba).
Entretanto, no cotidiano, podemos acabar definindo algum ingrediente a partir da forma como usamos ele e não a partir da sua verdadeira classificação. É o caso de 10 vegetais que, botanicamente, mesmo não parecendo, são classificados como frutas ou frutos:
Pois é, as azeitonas são um tipo de fruto. Essa classificação se dá porque elas são formadas a partir do ovário da flor da oliveira e formam sementes (o famoso caroço).
Fonte: Unsplash
Em muitas localidades, o milho já é consumido de forma doce. O que é condizente com sua classificação, pois ele não é um legume, mas sim um fruto. Isso porque cada grão de milho contém a sua própria semente e ele é denominado como cariopse.
Fonte: Unsplash
Para a surpresa de muitos, sim, o pepino é classificado como fruto. Ele pertence à família de plantas Cucurbitaceae, que é a mesma de frutas como o melão e a melancia.
Fonte: Unsplash
A abobrinha faz parte da mesma família de plantas que o pepino, a Cucurbitaceae, o que faz com que, consequentemente, também seja outro fruto disfarçado de legume.
Fonte: Unsplash
Outro membro da família Cucurbitaceae é a abóbora, que conta com suas próprias sementes e interior carnudo, sendo botanicamente classificada como uma fruta.
Fonte: Unsplash
O quiabo não é um legume, na verdade, ele é o fruto do quiabeiro (Abelmoschus esculentus) e é cheio das próprias sementes.
Fonte: Unsplash
A vagem, também conhecida como "feijão-verde" ou "feijão-de-corda", é o fruto de vários cultivos de feijão comuns. Portanto, não é um legume.
Fonte: Unsplash
A berinjela não é legume, mas sim o fruto da planta Solanum melongena, isso significa que ela é o ovário amadurecido da planta e que comporta as suas sementes.
Fonte: Unsplash
Todas as pimentas são, botanicamente, classificadas como parte da família Solanaceae e, portanto, não são um tipo de legume, mas sim de fruta.
Fonte: Unsplash
Muita gente já sabe, mas ele não poderia ficar de fora da lista. Se resta dúvida, por mais estranho que possa ser, o tomate é o fruto do tomateiro e não é um tipo de legume.
Fonte: Unsplash