Estilo de vida
10/05/2021 às 03:00•1 min de leitura
Escrever é mais que juntar palavras. Há uma série de fatores que determinam o que faz sentido ou não; e disso você já sabe, mesmo que intuitivamente em muitos casos. É fácil perceber, por exemplo, que o famoso Mestre Yoda fala “ao contrário”.
Isso tem a ver com a chamada coesão textual, responsável por promover a articulação entre os elementos. Basicamente, ela é fundamental para que os textos façam sentido. Eis algumas dicas quanto a isso:
Aproveitando como exemplo o conselho do Yoda acima, a ordem indicada seria Você deve estudar sempre.
Observe a frase Ele exigiu o dinheiro da esposa.
É possível ter certeza se o dinheiro é da esposa e estava com ela, sendo exigido pelo marido, ou se só era da esposa e o marido estava exigindo que outra pessoa o devolvesse? Ambiguidade total nessa frase! Evite situações assim.
É preciso verificar a função exercida: adição, oposição, conclusão, concessão, comparação etc. A propósito, confira abaixo uma tabela superútil com exemplos de conectivos dentro de cada categoria.
Até semana que vem!
***
Debora Capella, colunista semanal do Mega Curioso, é mestre em Estudos da Linguagem e atua nas áreas de revisão, edição, tradução e produção de textos há 15 anos.