Esportes
07/09/2022 às 02:00•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
No próximo 7 de setembro, completaremos 200 anos do famigerado grito dado por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga. Este ato marca simbolicamente o início da independência do Brasil, fazendo com que o país se tornasse autônomo em relação à metrópole, Portugal.
Contudo, como todo fato histórico, este é um episódio controverso e que acumula diferentes visões. Neste texto, listamos 9 livros fundamentais se você quiser saber mais sobre este assunto.
(Fonte: Ambrosia)
O historiador gaúcho Eduardo Bueno tem como marca o tom bem-humorado, mas crítico, em que aborda fatos da história do Brasil. Neste livro, ele propõe a ideia inusitada de falar sobre a Independência a partir de um dicionário. São 200 verbetes que ajudam a contar este episódio tão importante aos brasileiros.
Descubra outros verbetes desta obra aqui.
(Fonte: Contexto)
Nesta obra, o historiador João Paulo Pimenta, professor da USP, propõe uma provocação: repensar o episódio da Independência do Brasil refletindo sobre o que é mito e o que é verdade. Com linguagem bem acessível, o livro aborda o assunto não apenas pela ótica do que ocorria no Brasil no século XIX, mas também em Portugal e em parte da Europa, da América e da África.
Encontre seu exemplar aqui.
(Fonte: Senado)
No livro Personagens da Independência do Brasil, o escritor e historiador Rodrigo Trespach foca nas biografias de pessoas que impactaram neste momento histórico. Dentre os 50 nomes retratados, estão os de gente como Gonçalves Ledo (jornalista e político), Hipólito da Costa (que criou o primeiro jornal brasileiro, mas em Londres) e Pedro Américo (autor da famosa pintura que retrata o grito da Independência).
Conheça outros personagens da obra, aqui.
(Fonte: Estante Virtual)
Esta obra examina a guerra pela independência pela perspectiva da província da Bahia, que durou de fevereiro de 1822 a julho de 1823. O historiador Luís Henrique Dias Tavares retrata que a Bahia vivia um momento singular nesta época, atuando com resistência e luta armada contra o exército português.
Saiba mais sobre a história da independência aqui.
(Fonte: Amazon)
E que tal aprender história por meio de quadrinhos? Esta é a promessa dessa obra, que conta, de forma didática e acessível aos mais jovens, como os episódios da Independência transcorreram no Brasil. O livro se inicia com a chegada da família real ao Brasil e se estende até o fato histórico de 1822.
Encontre aqui seu quadrinho.
(Fonte: Contexto)
O título Várias faces da Independência do Brasil já entrega: este livro busca aumentar a quantidade de nuances em torno deste evento. Por isso, aborda como a Independência foi sendo articulada em diferentes lugares: de norte a sul, nas províncias, nos grupos sociais diversos, estendendo assim o olhar para além de uma única versão oficial sobre o acontecimento.
Conheça mais versões da independência, aqui.
(Fonte: Amazon)
Esta obra de Paulo Rezzutti trata da Independência a partir de uma narrativa inusitada: ela muda o foco cronológico e se inicia em 1943, quando peças de ouro pertencentes à coroa de D. Pedro I estão sendo derretidas. Em seguida, voltamos a 1789, assistindo ao nascimento do futuro governante do Brasil. No meio de tudo isso, está a constituição da história da Independência.
Saiba mais sobre essa história contada aqui!
(Fonte: Amazon)
Nesta obra, três estudiosos bastante respeitados fazem uma análise da Independência sob a perspectiva da cultura visual construída sobre o episódio. O tema central é o quadro Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, que dá margem para a investigação de vários outros elementos que foram usados para formar a identidade nacional.
Conheça mais detalhes desta obra aqui.
(Fonte: Amazon)
Este livro, do jornalista Laurentino Gomes, já é um novo clássico sobre a história do Brasil. 1822 completa a trilogia do autor ao lado dos livros 1808 (sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil) e 1889 (sobre a proclamação da República) e fala sobre os diferentes relatos que se criaram sobre o dia 7 de setembro.
O jornalista defende a tese de que vários movimentos que ocorriam no mundo (como a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos) influenciaram os rumos que o país foi tomando, ao buscar o fim da submissão à metrópole portuguesa. A obra ganhou o prestigiado prêmio Jabuti.
Garanta seu exemplar desta obra de Laurentino Gomes.