Estilo de vida
11/09/2022 às 06:00•2 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
O Egito Antigo remonta a um período marcado por grandes realizações arquitetônicas, como as famosas pirâmides, e mesmo na Agricultura, baseada em grande parte da região do Rio Nilo. Mas foi também nessa civilização que a religião se sustentou como um dos seus pilares mais fortes.
É verdade que o culto aos deuses podia variar conforme a região e o período, mas a civilização era majoritariamente politeísta. Seus rituais deixaram reflexos ao longo da história são conhecidos e lembrados ainda hoje. Além disso, o fato de existirem mais de 2 mil deuses reforça o papel deles na sociedade e confere um caráter mais complexo à religião egípcia. Saiba mais sobre seis importantes deuses do Egito:
Leia também: 6 mitos sobre o Egito Antigo que você provavelmente acredita
O Deus Ra era representado de diversas maneiras, sendo uma delas com a cabeça de um falcão. (Fonte: Wikimedia)
A mitologia do Egito mostra como os deuses eram seres temperamentais mas também podiam representar grandes fenômenos da natureza, como é o caso de Rá, o deus do sol. Figura de imenso destaque, se trata de um deus tido como responsável pela criação do mundo e de todas os seres, segundo a mitologia. Com o tempo, ele também foi associado a outros deuses, como Amon (Amon-Ra).
O Deus Osíris junto de outros dois deuses: Anubis e Hórus. (Fonte: Wikimedia)
Um dos nomes mais famosos, Osíris é o deus da morte. Além de ser o patrono da vida eterna, é ele quem julga os mortos. Tido como inventor da agricultura, especula-se que sua história tenha ligações com eventos ocorridos no passado histórico do Egito. A mitologia conta que após ser morto por seu irmão Set, Osíris nasce no além, fazendo referência à ideia de que a terra e a vegetação também possuem o conceito de vida e renascimento interligados entre si.
(Fonte: Wikimedia)
Ísis é uma das deusas mais misteriosas, passando de entidade ofuscada a amplamente cultuada. Ela agregava valor às virtudes femininas enquanto era adorada por ser uma mãe e esposa dedicada.
Seu papel, inclusive, é associado ao da deusa grega Afrodite, sendo uma das últimas deusas adoradas pela sociedade e chegando a ser conhecida na Grécia e Roma Antiga. Esposa de Osíris, o Rio Nilo seria fruto das suas lágrimas derramadas após a morte do amado.
(Fonte: Wikimedia)
Filho de Osíris e Ísis, foi Hórus quem vingou a morte do pai e se tornou o senhor dos vivos. Essa luta não veio sem perdas para Hórus, pois lhe custou a perda de um dos olhos. Nas suas representações, há a presença da cabeça de falcão.
Seu olho também ficou conhecido por evocar poder, tendo se tornado uma das explicações para as fases da lua (o ferido representava a lua, e o outro o sol), além de ser um símbolo tido como capaz de afastar o mau-olhado.
(Fonte: Wikimedia)
Inicialmente representada com uma cabeça de leão, transmitindo uma imagem de guerreira, Bastet é a deusa ligada à fertilidade. Com o passar do tempo, passou a ser retratada também com a cabeça de gato, um animal venerado do mundo egípcio e tido como carinhoso e protetor, resultando na mudança da imagem atribuída a ela.
(Fonte: Wikimedia)
Min, deus da fertilidade e da colheita, é representado com forma masculina. Acredita-se que ele seja um dos deuses mais antigos da civilização. Além disso, ele também foi assimilado pela cultura grega devido às semelhanças com o deus Pã, dos bosques, rebanhos e pastores.
Quer saber mais? Aqui você encontra a história de mais de 50 deuses egípcios!