O conceito por trás dessas 6 cédulas de papel-moeda

18/09/2022 às 06:003 min de leitura

O conceito de papel-moeda —  isto é, do dinheiro —  de algo físico que tenha um valor específico e seja utilizado para aquisição de mercadorias, surgiu há milênios, quando a primeira pessoa precisou comprar algo e definiu valor a um pedaço de papel. Este "vale" deveria ser trocado por mercadorias ou metais como ouro, prata, ferro ou cobre.

Porém, ainda havia um caminho a ser percorrido. A moeda com valor padronizado surgiu na Grécia Antiga, no século VII a.C. Já o papel-moeda, as cédulas, já existia na China desde o século X, mas foram ser popularizados apenas no século XVII, na Suécia.

Ainda que as notas, hoje, sejam menos utilizadas, já que a maioria das transações são digitais, as cédulas ainda são produzidas. Muitas delas são verdadeiras obras de arte, carregando conceitos complexos e fazendo até uma legião de colecionadores. Conheça as seis mais interessantes existentes no mundo.

Leia também: Para onde foi todo o dinheiro em papel do Brasil?

1. Dólar das Ilhas Cook

(Fonte: DeLaRue/Reprodução)(Fonte: DeLaRue/Reprodução)

As cédulas de dólares das Ilhas Cook são um primor de imagens naturais. Conglomerado de 15 ilhas no Oceano Pacífico Sul, a região foi colônia da Nova Zelândia até a década de 1960. Em 1992, o governo local modificou o design do papel-moeda para se adequar à independência.

O perfil mudou bastante, mas como as antigas notas ainda são válidas, é possível encontrar notas como a que mostra uma sereia montada em cima de um tubarão. As atuais ressaltam locais e características da nação, como sua cultura e folclore.

2. Florim de Aruba

(Fonte: johan10/Getty Images)(Fonte: johan10/Getty Images)

Aruba é uma pequena ilha do Caribe, próxima à costa da Venezuela. Sua moeda oficial, o florim, foi criada em 1990. À época, o governo local contratou o artista arubano Evelino Fingal para que ele desenvolvesse o design do papel-moeda.

Fingal decidiu se inspirar na flora natural do país e nos padrões da cerâmica da era pré-colombiana para criar uma das cédulas mais bonitas do mundo. Cada nota tem uma cor diferente, enfatizando a relação entre passado e presente.

3. Franco da Polinésia Francesa

(Fonte: johan10/Getty Images)(Fonte: johan10/Getty Images)

A Polinésia Francesa é um território que compreende mais de 100 ilhas no Pacífico Sul. Apesar de ter presidente, é um território pertencente à França. Sua moeda oficial, o franco CFP, teve o mesmo design por 45 anos, e era, além de grande, quase uma obra de arte.

Repleta de texturas e estampas, as notas contavam a história das ilhas. As novas cédulas, adotadas em 2014, seguem muito bonitas e coloridas. Trazem a fauna e a flora da região, com uma paleta de cores mais minimalista. Particularmente, a anterior era mais impactante.

4. Franco de Comores

(Fonte: johan10/Getty Images)(Fonte: johan10/Getty Images)

Comores é uma nação do sul da África, a quarta menor do continente, com menos de 800 mil habitantes. Sua moeda oficial, o franco comorense, teve um primeiro papel-moeda simples, com ilustrações que traziam regiões do país, seus animais e pessoas ilustres. Como em 1975 a independência era recente, a primeira leva veio apenas para refletir a mudança política.

Recentemente, designers locais refizeram as cédulas a pedido do Banco Central, sem desconsiderar o trabalho anteriormente feito. Logo, as notas ainda refletem a cultura, a política, a história, a fauna e flora de Comores, com belo uso de cores e desenhos mais complexos e rebuscados, quase como se fossem quadros.

5. Rand da África do Sul

(Fonte: RapidEye/Getty Images)(Fonte: RapidEye/Getty Images)

A moeda oficial da África do Sul, o rand, está em circulação desde 1961, ano em que o país se tornou uma república. O nome foi inspirado na Witwatersrand, cordilheira de 56 quilômetros localizada na região de Joanesburgo.

De um lado, o país celebra sua exuberante natureza, apresentando animais e plantas; do outro, a África do Sul homenageia Nelson Mandela, o líder contra o apartheid e primeiro presidente democraticamente eleito no país.

6. Coroa da Islândia

(Fonte: Ben185/Getty Images)(Fonte: Ben185/Getty Images)

Essa pode pegar muita gente de surpresa — a não ser que já conheça a Islândia. Isso porque o país europeu não está na zona do euro, sendo sua moeda oficial a coroa islandesa, a króna. São apenas cinco valores de papel-moeda e moedas.

As moedas apresentam os quatro espíritos guardiões da Islândia de um lado, enquanto do outro há uma criatura marinha diferente. As notas, ainda que bonitas, são mais simples que as moedas, apresentando menos significados. Cada uma apresenta um personagem histórico da arte local de um lado, e elementos da fauna e da flora de outro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: