Ciência
27/09/2022 às 10:00•2 min de leitura
As escolas públicas brasileiras desempenham um papel importante na formação dos jovens, e apesar das dificuldades enfrentadas, o maior acesso a recursos tecnológicos tornou possível o investimento em soluções inovadoras e de custo reduzido que podem contribuir com um ensino mais enriquecedor. Como exemplo disso, temos a crescente adoção de métodos mais lúdicos como responsável por promover, hoje, um processo de aprendizagem mais divertido e que facilmente se integra com a tecnologia.
Quando falamos da robótica nas escolas, mais especificamente, o planejamento educacional pode ganhar uma nova dimensão, pois não se trata apenas de um meio poderoso para tornar o ensino mais interessante e inclusivo do ponto de vista dos estudantes, mas que também torna as aulas interdisciplinares e auxilia continuamente no desenvolvimento de várias competências que serão essenciais no decorrer de toda a vida dos alunos.
“Ensinar programação hoje é fundamental para o sucesso profissional das novas gerações, que são cada vez mais exigidas em termos de habilidades como criatividade, autonomia, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas. Educadores e gestores da educação pública sabem disso, mas até agora esbarravam nos custos de ferramentas de robótica, material pedagógico e capacitação de professores. Isso foi o que nos motivou a criar o Tivy”, diz Jonatan Alan da Silva, especialista do Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia.
(Fonte: Educacional/Divulgação)
Responsável pelo Tivy, o Educacional desenvolve soluções, produz, organiza e distribui tecnologias para apoiar a educação. Podendo ser adotado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Tivy vem com um kit de 500 peças montáveis, itens de eletrônica e material pedagógico que são desenvolvidos tanto aos educadores quanto para os estudantes.
Os livros do aluno estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentam proposições de resolução de situações-problema e manual de montagem. O kit das peças, por sua vez, também foi elaborado para oferecer várias possibilidades.
(Fonte: Unsplash)
Com as peças, os alunos podem construir e desenvolver habilidades relacionadas ao STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São placas de base, rodas, polias, pneus de borracha, vigas, engrenagens, parafusos e outros itens necessários para começar a transformar ideias em projetos. As polias permitem, por exemplo, construir relações de movimento, enquanto com as rodas de diversos tamanhos, cada aluno pode criar um experimento diferente e explorar os conceitos do STEAM.
O BBC micro:bit, por exemplo, foi desenvolvido na Inglaterra especificamente para ensinar o pensamento computacional e programação. Trata-se de uma placa programável com sensores e atuadores integrados, além de um ambiente de programação de código aberto também específico – o MakeCode – criado pela Microsoft para que os alunos aprendam programação através dos blocos e usem ao máximo o micro:bit, explorando e testando cada possibilidade.
O Tivy já está à disposição de prefeituras e secretarias de Educação municipais e estaduais de todo o país, que podem contar com a equipe de especialistas do Educacional para personalizar o conjunto de robótica de acordo com as necessidades de cada instituição ou cidade.