Artes/cultura
22/10/2022 às 07:00•2 min de leitura
Na hora que é preciso estar focado, muitas pessoas se apoiam em um artista favorito ou alguma música relaxante para aumentar seu desempenho em determinada atividade. Afinal, a música pode ser uma grande aliada para se desligar do ambiente ao seu redor, melhorar seu humor, reduzir o estresse e se manter focado em algo necessário.
Para entender como cada pessoa reage a esse tipo de interação, a plataforma Preply de ensino de idiomas, que conecta alunos a tutores nativos, fez um levantamento e uma análise de playlists, músicas e cantores do Spotify. O resultado determinou quais são os artistas, os sons, os álbuns e os gêneros que as pessoas mais gostam de escutar enquanto trabalham e estudam. Ficou curioso para saber qual foi o resultado? Veja só!
(Fonte: Shutterstock)
Com uma boa popularidade, uma das surpresas da lista divulgada pela Preply aparece na quinta colocação: o cantor e compositor de pop norte-americano Khalid, que vem recebendo bastante atenção com seu novo lançamento Satellite e se consolidou no cenário musical com a canção Young, Dumb & Broke.
No entanto, a liderança do ranking ficou mesmo com a música clássica de Einaudi, pianista e compositor italiano. Os outros dois nomes que completam o pódio são Ólafur Arnalds, um produtor eletrônico islandês que brinca com variações de piano e cordas, e Bonobo, músico e produtor britânico de jazz e soul — em segundo e terceiro lugares respectivamente.
Outros nomes de destaque do universo pop que apareceram na listagem foram Justin Bieber (11º lugar), Billie Eilish (13º lugar), Drake (17º lugar) e Ed Sheeran (23º lugar). Einaudi, por sua vez, não é o único artista de música clássica que foi lembrado pelas playlists do Spotify. Ludwig van Beethoven (14º lugar) e Johann Sebastian Bach (19º lugar) também ocuparam posições de destaque.
(Fonte: Shutterstock)
Quando saímos da esfera de artistas específicos e pulamos para álbuns de maior sucesso, as trilhas sonoras de filmes e séries tiveram destaque esmagador na temática de sons mais ouvidos no momento de se concentrar no trabalho e nos estudos.
Para se ter ideia, as trilhas sonoras dos filmes O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), A Origem (2010) e Insterestelar (2014) compõem um quinto das 20 melhores canções analisadas pela Preply. Surpreendentemente, apenas três álbuns do Top 10 da listagem não foram feitos especialmente para filmes e séries.
Esse é o caso dos álbuns A Moment a Part, de ODESZA; The Blue Notebooks (15 years), de Max Richter; e Fine Line, de Harry Styles. Outra curiosidade revelada pelo estudo é que houve um aumento de 112% nas pesquisas por ritmos lo-fi e chillhop desde o início da pandemia em 2020.
Para a obtenção desses números, a Preply analisou 1200 playlists e mais de 180 mil músicas de 58 mil artistas por meio da base de dados de pesquisas em inglês com os termos "concentração", "concentrar", "foco", "trabalhar", "trabalho intenso", "produtividade" e "estudar".