Esportes
30/11/2022 às 06:48•2 min de leitura
O próximo domingo (4) marca a realização de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, a Fuvest. Milhares de estudantes (104.043 candidatos, para ser mais exato) vão disputar as 11.147 vagas oferecidas na Universidade de São Paulo (USP).
Para aqueles que estão se preparando para esse momento, os professores da Plataforma Professor Ferretto listaram alguns pontos mais importantes que podem estar presentes no exame, e aos quais os candidatos devem se atentar. Confira cada uma delas a seguir:
Na disciplina de Matemática, o professor Daniel Ferretto aconselha o estudo da geometria.
“Na Fuvest, o aluno deve estar preparado para aplicar os conhecimentos nas áreas de geometria plana e espacial e trigonometria”, ressalta o professor e influenciador.
Em Linguagens, o professor João Filho recomenda que os estudantes se atentem à “interpretação textual e aos movimentos literários”, destacando também o estudo dos livros obrigatórios para o vestibular, que serão os mesmos do ano de 2022.
Entre as obras estão: Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos; Quincas Borba, de Machado de Assis; Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade; Angústia, de Graciliano Ramos; Mensagem, de Fernando Pessoa; Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Campo Geral, de Guimarães Rosa; Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles e Nove Noites, de Bernardo Carvalho.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Para Flávio Landim, responsável pela matéria de Biologia, os tópicos sobre ecologia e fisiologia animal não ficarão de fora do exame.
"Ecologia é um assunto muito presente nos exames, essa área estuda as interações dos seres vivos com o ambiente, e consequentemente, o resultado dessas interações. Então, podemos dizer que é um dos principais temas, ao lado de Fisiologia, responsável pela compreensão dos organismos’’, resume.
André Coelho, docente da disciplina de Física, enfatiza que mecânica e eletricidade são conteúdos recorrentes na Fuvest.
“Na edição anterior, juntamente com mecânica e eletricidade, também fizeram parte das questões os temas termologia, óptica e ondulatória”, pontua.
Para Michel Arthaud, professor de Química, os principais tópicos abordados no exame serão Química Geral e Físico-Química.
“Embora a prova de 2022 tenha sido composta por 66% das questões sobre Química Geral e Físico-Química, vale a pena revisar os conteúdos de Química Orgânica, Atomística e Bioquímica, para garantir uma boa nota”, recomenda o docente.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Na visão de Pedro Rennó, docente de História, é necessário que os vestibulandos “estejam com o olhar atento para os assuntos de Brasil Colonial e Mundo Contemporâneo”. “Essa é a principal dica que dou para fazer uma boa prova”, diz o professor.
Alexandre Groth, professor de Geografia, afirma que a parte física da matéria é a menos explorada no vestibular da USP.
“Temas como população, meio ambiente e geopolítica são os mais debatidos nas provas. Na edição anterior, a avaliação contou com questões sobre o Afeganistão e a crise hídrica, então é possível esperar que as atualidades continuem presentes”, prevê.
Para Daniel Nicholas, professor de Inglês, ao contrário do Enem, a prova da Fuvest tem uma relevância maior.
“É de extrema importância que os alunos foquem na matéria, principalmente na parte de interpretação textual”.