Artes/cultura
15/02/2023 às 13:00•2 min de leitura
O arroz é um dos pratos mais conhecidos e antigos do mundo, sendo bastante popular em vários países. No almoço brasileiro, inclusive, não pode faltar, né?
O passar dos anos e as técnicas de cultivo permitiram ver o surgimento dos mais variados tipos do grão, e é exatamente sobre isso que falaremos hoje. Na sequência, vamos listar os principais tipos de arroz que podemos encontrar ao redor do globo terrestre e as diferenças entre eles. Será que você conhece todos?
(Fonte: Getty Images)
Esse é o mais comum em nosso país e também o que, de acordo com muitos, combina perfeitamente com o aclamado feijão.
Tanto a sua cor quanto a sua textura são características por conta do processo de refinamento utilizado em sua produção. Além disso, o arroz branco é rico em carboidratos simples e tem alto valor energético.
(Fonte: Getty Images)
Diferente do arroz branco, o arbóreo é mais curto. Por apresentar uma consistência mais amolecida e até mesmo textura cremosa, ele é perfeito para uso em risotos, arroz-doce e sopas.
Outro ponto importante é o fato dele apresentar algumas vitaminas do complexo B em sua composição.
(Fonte: Getty Images)
O arroz integral apresenta o grão da forma mais "bruta", uma vez que ele não sofre nenhum tipo de refinamento e a sua casca não é removida.
Ele é comumente adicionado em dietas por ser mais rico em propriedades nutricionais que o arroz branco, além de apresentar cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.
(Fonte: Getty Images)
O arroz negro é bem popular na culinária mediterrânea e possui grãos curtos e arredondados, além do sabor um pouco acastanhado.
Dentre as suas principais características estão o fato de ser rico em fibras, magnésio e vitaminas, além de que tem baixo teor de gorduras e apresenta ação antioxidante.
(Fonte: Getty Images)
O arroz vermelho chegou ao Brasil no período da colonização do nosso país pelos portugueses e da mesma forma que o arroz integral também não passa pelo processo de refinamento.
Ele apresenta mais substâncias antioxidantes em sua composição e contém bastante ferro e fibras — ou seja, uma excelente substituição para o arroz branco.
(Fonte: Getty Images)
O arroz basmati não é encontrado com tanta facilidade em mercados convencionais no Brasil, e apresenta grãos mais longos se comparado com o arroz branco comum. Ele é bastante usado nas culinárias indianas e asiáticas.
(Fonte: Getty Images)
Como o próprio nome dá a entender, esse tipo de arroz é bastante usado na terra do sol nascente, possuindo grãos mais curtos e uma textura bem específica.
Dependendo da variação desse grão, ele pode apresentar minerais, vitaminas do complexo B e fibras, com praticamente as mesmas propriedades do arroz comum.
(Fonte: Getty Images)
Esse tipo de arroz é pré-cozido antes de passar pelo seu processo de polimento, o que faz com que ele perca parte das fibras.
Apesar de não ter a mesma qualidade nutricional que encontramos no arroz integral, ainda assim apresenta boas doses de vitaminas B1, B3, B6, magnésio e potássio em sua composição.