Afinal, qual é o assento mais seguro em um avião?

26/02/2023 às 11:002 min de leitura

Pode admitir: se já viajou de avião, você provavelmente já deu preferência para os assentos na janela na hora de comprar suas passagens. Afinal, se é para ficar vários minutos ou até mesmo algumas horas dentro da aeronave, pelo menos assim assim é possível aproveitar a vista e curtir a viagem no conforto das melhores poltronas, certo? Bem, não necessariamente.

Uma pesquisa realizada pela revista Time analisou dados referentes a acidentes aéreos ocorridos nas últimas décadas para descobrir quais são os lugares mais seguros do avião em caso de queda — e você confere o resultado a seguir.

Leia também: Por que é obrigatório endireitar o assento do avião para decolar e pousar?

Os assentos mais seguros nos aviões

(Fonte: Toa Heftiba/Unsplash)(Fonte: Toa Heftiba/Unsplash)

A pesquisa, publicada em 2015, analisou informações compiladas de um total de 17 quedas ocorridas entre os anos de 1985 e 2000. Segundo os dados, a taxa de fatalidades nestes acidentes foi em média de 38% na parte dianteira, 39% na região do meio e "apenas" 32% na parte traseira do avião. Ou seja, sobreviveram mais pessoas que optaram por assentos no fundão do que as que escolheram sentar na frente.

Caso os números acima não sejam suficientes, saiba que o estudo também descobriu quais são exatamente os assentos mais seguros de todo o avião. De acordo com a reportagem, as poltronas do meio oferecem muito mais segurança aos passageiros do que as demais, com taxa de mortalidade de apenas 28% em relação às pessoas sentadas ao seu lado, que morreram em 44% dos casos.

Sendo assim, os dados descobertos no estudo indicam que não apenas passageiros acomodados mais ao fundo do avião estão mais seguros, mas aqueles que "deram o azar" de pegar a poltrona do meio têm ainda mais chances de sobreviver a uma potencial queda.

(Fonte: Douglas O./Unsplash)(Fonte: Douglas O./Unsplash)

O motivo, caso ainda não tenha lhe ocorrido, é mais simples do que você pode imaginar: a pessoa no assento do meio acaba sendo protegida pelos passageiros acomodados à janela ou próximos ao corredor, que literalmente servem como escudos humanos.

Alguns anos antes, em 2007, o site Popular Mechanics também publicou uma pesquisa similar que analisou dados de 20 acidentes aéreos registrados nos últimos 50 anos. Os resultados foram bem parecidos com os da revista Time, apontando que a taxa de sobrevivência de passageiros sentados mais ao fundo são maiores.

O texto publicado pelo Popular Mechanics afirma que a taxa de sobrevivência nestes acidentes foi de 69% para pessoas sentadas no fundão, enquanto mais ao meio 56% sobreviveram às quedas e apenas 49% dos passageiros sentados na parte da frente do avião saindo com vida dos acidentes analisados.

Segurança no ar

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Ainda que ambos os estudos tenham chegado a resultados similares, muitos fatores não foram considerados pelas duas publicações. "Há muitas variáveis," disse Lynn Lunsford, gerente de comunicações da Federal Aviation Administration, ao jornal The Washington Post. Segundo Lunsford, a mais importante variável é que houve tão poucos acidentes que "uma resposta simples provavelmente não é estatisticamente defensável."

Enquanto isso, Doug Drury, diretor de aviação da Central Queensland University na Austrália, reforçou que aviões são "o meio de transporte mais seguro." Em uma conversa com o site The Conversation, Drury apontou que "em 2019 tivemos quase 70 milhões de voos em todo o mundo com apenas 287 fatalidades."

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: