Estilo de vida
27/08/2023 às 09:00•2 min de leitura
Muitos já tiveram o desconforto de sofrer uma queimadura de água-viva. E, geralmente, a primeira indicação é urinar sobre o ferimento para diminuir a dor. Porém, será que isso de fato pode ajudar? Ou só faz piorar a situação?
Para quem está no grupo de pessoas que espalham a informação sobre o efeito milagroso do xixi em picada de água-viva, má notícia: essa ação, em vez de melhorar a situação de alguém, só faz o machucado piorar.
(Fonte: Getty Images)
A especialista Jessica Colla comentou ao Live Science que muito desse mito começou pelo fato de a urina conter amônia e ureia, ingredientes necessários para obter um pH levemente básico. Entretanto, isso não vai salvar a sua pele depois que o veneno de uma água-viva penetra por ela.
Aliás, a especialista também ressalta que é preciso cuidado em uma situação como essa, pois colocar um líquido errado sobre a ferida pode causar alguma reação diferente na pele e aumentar a descarga de veneno no corpo.
Caso esteja próximo de alguém que foi picado por uma água-viva e está tentando aliviar a sua dor, confira a seguir três dicas que certamente vão ajudar mais do que urinar sobre o seu ferimento.
(Fonte: Getty Images)
A primeira dica para lidar com o desconforto causado por uma queimadura de água-viva é lavar o local do ferimento com água do mar ou vinagre. Vários tipos de vinagre são eficazes para as picadas da maior parte destes animais, mas a ação mais certeira é lavar o local com água do mar.
O veneno da água-viva fica armazenado em seus tentáculos, por isso, uma solução para tratar a dor é remover essas partes para evitar um prolongamento do desconforto e até mesmo impedir que o líquido se espalhe.
Aliás, um ponto importante: utilize uma pinça para começar a remoção e depois use a ponta de algo como um cartão de crédito para se livrar dos nematocistos, que são as células venenosas da água-viva.
Não há apenas uma espécie de água-viva no mar, e algumas delas possuem venenos que podem ser mais graves ou até mesmo fatais. Dessa forma, se o ferido começar a sentir náuseas ou dificuldade para respirar, o mais indicado é procurar ajuda médica imediatamente.