4 países que mais censuram jornalistas pelo mundo

24/09/2023 às 11:003 min de leitura

Em 1948, a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que deve servir de orientação para todas as nações. Um desses direitos está no artigo 19, que fala sobre o direto de receber informações e expressar suas opiniões.

Contudo, isso não significa que ele seja respeitado em todos os lugares. E, muitas vezes, o direito é cerceado justamente no trabalho dos jornalistas, que são os profissionais encarregados de fazer a informação circular, de modo a preservar a democracia dos países. Em certos locais, os jornalistas, inclusive, têm sido encarados como ameaças à paz e à ordem, e seguem sendo impedidos por governos tirânicos, além de correrem risco de vida ao realizar seu ofício.

De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) e os Repórteres Sem Fronteiras, alguns países são mais duros que outros e promovem abertamente a censura aos profissionais da imprensa. Vejamos a seguir quais são eles.

4. Irã

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Irã possui um governo teocrático autoritário, exercendo políticas conservadoras alinhadas com a fé islâmica. O país também é conhecido por usar abordagens violentas para garantir que as leis sejam cumpridas.

Além disso, o governo mantém um controle forte sobre todos os meios de comunicação do país. É um local extremamente hostil para jornalistas, com poucos veículos independentes que precisam operar fora do país. Estas iniciativas, mesmo que seus profissionais corram riscos, continuam reportando fatos e dando a chance para que a população seja ouvida. Em 2023, 21 jornalistas foram detidos no Irã, mas imagina-se que o número real seja maior.

3. Vietnã

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Vietnã é o terceiro país que mais prende jornalistas no mundo. E não é como se o governo estivesse muito preocupado com esse título. O partido que controla o país também mantém o monopólio sobre todos os veículos de comunicação, fazendo com que ser jornalista independente no Vietnã seja quase impossível.

Para se ter uma ideia da perseguição, o governo desenvolveu uma unidade digital com 10 mil “soldados cibernéticos” que são encarregados de encontrar jornalistas dissidentes e atacá-los. Além disso, o governo é o acionista majoritário dos meios de comunicação do país, e possui mecanismos para controlar que nenhuma notícia negativa ao regime seja veiculada. Em 2023, 39 já foram detidos no Vietnã.

Leia também: 4 casos de censura política ao redor do mundo

2. China

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A China é amplamente conhecida por conta da censura. Nos últimos anos, o Partido Comunista da China (PCC) tem intensificado ainda mais o controle sob os meios de comunicação. Só em 2023, mais de 100 jornalistas foram detidos no país.

Além disso, a China possui um Departamento de Propaganda responsável por censurar os veículos estatais, garantindo que nada negativo sobre o governo chegue na mídia. Mesmo com um nível de censura tão alto, ainda há jornalistas independentes na China, que correm riscos de serem vigiados, assediados, presos e até torturados.

1. Coreia do Norte

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A Coreia do Norte está no topo do ranking como o pior país no diz respeito ao jornalismo. A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) mantém toda a mídia sob seu controle, e ela funciona apenas como um porta-voz do regime, sem outras fontes de informação.

O órgão responsável por isso é a Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC), que realiza uma produção altamente controlada. Por essa razão, os coreanos e mesmo o resto do mundo nunca podem saber com certeza o que está ocorrendo dentro das fronteiras da Coreia do Norte. Quando uma notícia vem a público, é porque ela interessa ao regime. Não se sabe, por exemplo, sobre a sua produção de armas nucleares, nem sobre como foi a pandemia de COVID-19 neste país.

A dinastia Kim, núcleo de poder da Coreia do Norte, exerce uma censura fortíssima sobre todas as partes do país, o que é executado por conta do medo do que pode acontecer caso os cidadãos não cumpram as regras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: