Por que a gravidade faz com que os objetos sejam atraídos para baixo?

06/01/2024 às 11:002 min de leitura

Nem sempre aquilo que está diante dos nossos olhos é tão óbvio ou fácil de se entender: assim como a lua permanece girando em torno da Terra sem ser lançada na direção do nosso planeta, ou para longe dele, nós, que estamos em terra firme, somos puxados para baixo pela força da gravidade. E por que será que isso acontece?

A força da gravidade no universo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A gravidade é a responsável por nos manter sempre próximos ao chão, e no universo ela atua de forma semelhante, embora com uma intensidade que varia. Assim, os planetas orbitam em torno do Sol, e o mesmo foi atestado quando o homem foi até a lua, em 1969, já que o astronauta Neil Armstrong conseguiu caminhar na superfície lunar.

Mas a resposta definitiva acerca da ação da gravidade surgiu antes desse grande evento, a partir dos estudos de Isaac Newton, com a sua famosa história da maçã e a suposição que o planeta Terra seria achatado, e de Albert Einstein, séculos depois, com a teoria da relatividade geral.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em suma, ela estabelece que todos os corpos dotados de matéria são atraídos pela ação da gravidade. Por outro lado, essa força também curva o espaço-tempo presente ao seu redor. Nos filmes de ficção científica, é possível ter um vislumbre de como esses conceitos se relacionam e dão forma ao nosso universo.

Embora não seja visível, a gravidade forma uma espécie de poço gravitacional, ou seja, um campo gravitacional que fica deformado em torno desse determinado corpo ou objeto.

Nosso planeta também é curvo e bastante deformado, mas de forma geral, pode-se dizer que apresenta um formato que lembra o de uma esfera. Então, como a força da gravidade atua sobre ele se o Sol, a lua e os outros planetas também possuem a sua própria gravidade?

Ação da gravidade terrestre

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A força gravitacional presente na Terra é o que impede que nós sejamos lançados para fora dela. Essa ação varia em cada ponto do planeta, embora de forma mais sutil, e atua até mesmo sobre as marés.

Ao analisar esse mecanismo, que é fruto da interação entre a gravidade do Sol, da lua e da própria Terra, por exemplo, podemos fazer algumas constatações interessantes: é justamente essa força que determina qual altura as marés deverão atingir num determinado local do planeta.

Na prática, isso também mostra que, para nós, a gravidade terrestre atua de forma mais forte que a do Sol, mesmo este possuindo uma massa bastante superior à do nosso planeta, dado que o astro está mais distante.

Ou seja, a gravidade também é resultado da distância entre os diferentes corpos. Quem está mais perto da Terra, portanto, sofre maior ação da gravidade do planeta. Assim, a Terra segue atraindo tudo aquilo que possui massa — para nós, para as maçãs e para todos os demais animais e objetos, isso significa ser atraído "para baixo".

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: