A origem na antiguidade de 5 ervas e especiarias

25/02/2024 às 08:002 min de leitura

Sem as antigas ervas, assim como as especiarias, os nossos dias seriam bem menos saborosos. Prova disso é que elas movimentam o comércio há mais tempo do que podemos imaginar.

A grande vantagem é que, além de tornar as refeições mais completas, elas também oferecem importantes benefícios para a saúde!

1. Gengibre

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Proveniente do sudeste asiático, o gengibre conquistou grande popularidade durante o Império Romano, sendo usado para temperar molhos de carnes. Mais adiante, tornou-se uma especiaria luxuosa. Dentre os seus mais famosos apreciadores, temos a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra.

Por ter ação anti-inflamatória, o gengibre auxilia no alívio de dores e faz milagres no aparelho digestivo; seja controlando a azia, seja devido ao seu potencial de combater úlceras. Por ser um alimento bastante versátil, ele pode ser encontrado em bebidas, mas também em sopas, marinadas e saladas.

2. Pimenta

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Com as grandes navegações, variedades da pimenta foram importadas do continente americano e conquistaram o paladar dos europeus, mas a verdade é que o uso da pimenta-do-reino já era recorrente na Ásia antes disso.

Ao encontrar a dose ideal, a pimenta se torna uma poderosa aliada, conferindo um sabor mais marcante a diversos pratos. Fonte de antioxidantes, ela estimula a produção de glóbulos brancos. A pimenta ainda pode melhorar a digestão, preservar a saúde do coração e até mesmo ajudar a emagrecer.

3. Canela

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Originária do Sri Lanka, a canela se tornou bastante famosa como especiaria. Mas a verdade é que ela foi adotada em muitas localidades ao redor do mundo, como no Egito Antigo, onde ganhou espaço na culinária dessa antiga civilização.

Fonte de vitaminas B e C, a canela possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, auxiliando no controle de diversas doenças, como gripe, resfriados e rinites. Ela também desempenha um papel importante na circulação sanguínea, ao estimulá-la.

O consumo diário de canela ainda é associado à redução dos níveis de glicose no sangue, ou seja, trata-se de uma excelente alternativa para tornar o café mais saboroso e saudável.

4. Chá preto (Camellia sinensis)

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Obtido a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá branco, verde e oolong, o chá preto se destaca pelo seu sabor mais intenso. Original da China, ele se espalhou pela Europa e Oriente Médio, e ainda hoje é um dos mais populares no mundo.

Com ação antiglicêmica, ele ajuda a manter o organismo em equilíbrio. O chá preto também evita o envelhecimento precoce e atua auxiliando na digestão, sendo um aliado de quem busca emagrecer, pois inibe o apetite. Por ser menos estimulante que o café, oferece um pico de energia menos concentrado e que se reflete em mais disposição ao longo do dia.

5. Sal

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Usado por civilizações pré-colombianas, assim como outras no Egito e na China, pode-se dizer que o sal sempre esteve ao alcance de muitos, mas ainda assim se tornou um artigo precioso. Antes que fosse descoberto como era fácil obtê-lo, o sal tinha valor de moeda. Isso não apenas por ele dar vida ao sabor dos alimentos, mas sobretudo por ser um poderoso conservante antes que a geladeira fosse inventada.

No Brasil, seu uso consolidado nas cozinhas brasileiras foi aproveitado para reduzir a ocorrência de bócio. Para isso, o iodo passou a ser adicionado ao sal desde 1950, numa estratégia muito bem-sucedida. Apesar de ser vital para o funcionamento do organismo, é necessário consumi-lo com moderação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: