Artes/cultura
10/03/2024 às 19:00•2 min de leituraAtualizado em 10/03/2024 às 19:00
A comunicação por meio de palavras é uma das características que tornam os seres humanos criaturas tão fantásticas. Afinal, o poder da linguagem é o que nos ajuda a evoluir como sociedades e a nos conectar com diferentes povos. São tantas línguas e idiomas existentes por aí que fica difícil traçar a origem de tudo, mas você se surpreenderia ao saber a etimologia de algumas palavras completamente comuns no nosso cotidiano.
Os animais sempre foram importantes para nossas vidas, além de companheiros e sustento humano. Por isso, não é de se admirar que eles também tenham deixado uma marca na nossa linguagem. Pensando nisso, nós separamos oito palavras que foram etimologicamente inspiradas em animais!
A palavra "cínico" vem do grego "cynikos", que significa "parecido com um cachorro, grosseiro".
Embora o nome possa ter sido aplicado pela primeira vez aos antigos membros da seita filosófica cínica, por causa da escola em que seu fundador ensinava (Cynosarges, "lugar do cão branco"), os cínicos eram amplamente considerados cães pelos seus conterrâneos, uma vez que viviam nas ruas e ignoravam as regras de decoro.
A palavra "arpão" possui uma origem do francês "harpon", que também faz uma clara referência aos cachorros.
O termo em francês se refere a uma pinça utilizada para segurar pedras, que por sua vez veio do termo também em francês "harpe", que significa garra de cachorro. Curioso, não é mesmo?
Muitas pessoas podem não saber, mas a palavra "berrar" vem do som que um cachorro faz segundo o latim. Na língua morta, os cães dizem "bau bau", e berrar originou-se do verbo "baulare", que quer dizer "latir como um cachorro".
Tempos depois, o termo acabou sendo adaptado pelos ingleses para gritos de cães, e mais tarde acabou sendo aplicado também aos humanos.
Quando encontramos uma espécie de linhagem pura, podemos dizer que ela apresenta "pedigree". Mas qual a origem da palavra?
Na realidade, o termo vem do anglo-normando "pé de grue", que literalmente significa "pé de grou", uma ave com 14 espécies distribuídas pelo mundo todo. Sendo assim, refere-se às linhas dos gráficos genealógicos que parecem pegadas desses animais.
Quem possui uma atividade de lazer fora do trabalho costuma ter um "hobby"! Porém, essa palavra era usada como apelido na Inglaterra para os cavalos de carroça.
Anos mais tarde, tornou-se uma palavra geral para uma linda espécie de pônei, e depois para um cavalo de brinquedo. Posteriormente, passou a significar uma atividade levada mais a sério do que deveria ser, como andar em um cavalo de brinquedo.
Essa associação é evidentemente mais clara do que outras presentes na lista, mas não custa reforçar o óbvio. A palavra "burrito", por exemplo, vem do espanhol para "pequeno burro".
E podemos dizer que hoje em dia alguns burritos podem ter quase o mesmo tamanho dos seus homônimos, dependendo da fome de seu consumidor.
O termo "vacina" foi formado a partir de "vacca", palavra em latim para vaca. As primeiras vacinas do mundo foram feitas a partir de lesões de varíola bovina, também conhecidas como "variola vaccinae", que produziram imunidade contra a varíola pela primeira vez na história.
Para finalizar a lista, a palavra "aviação" vem do latim "avis", que pode ser traduzido para pássaro. O termo foi cunhado no século XIX, enquanto os humanos tentavam descobrir como voar tão bem assim como os pássaros conseguiam.