Artes/cultura
19/11/2017 às 13:00•2 min de leitura
A história do nome de um dos chocolates mais populares do mundo começou bem antes de a primeira barra do chocolate ser produzida. “Kit Kat”, na verdade, era o nome de um clube literário do século 17 formado por intelectuais londrinos.
Desde 1988, Kit Kat é mundialmente produzido pela Nestlé. Antes de ser adquirido pela multinacional suíça, o chocolate era produzido pela inglesa Rowntree’s, que registrou os nomes “Kit Kat” e “Kit Cat” em 1911 — quase 25 anos antes do lançamento da primeira barra.
Em 1988, a Nestlé passou a ter o direito de produzir Kit Kat no mundo inteiro. Porém, um acordo firmado previamente garantiu à Hershey’s o direito de fabricar o chocolate em território norte-americano.
Os inventores desta barra de wafer coberta de chocolate imaginaram que, sendo ela a sobremesa ideal, seu formato deveria se encaixar perfeitamente dentro da marmita de seus potenciais consumidores.
Porém, mais do que um doce para depois do almoço, o chocolate foi pensado também como o acompanhamento perfeito para uma boa xícara de chá. Prova disso é este anúncio, veiculado na década de 1930.
Em decorrência da falta de leite durante a Segunda Guerra Mundial, a Rowntree’s começou a produzir o doce somente com chocolate amargo e, para indicar a mudança, o produto passou a ser envolto em uma embalagem azul.
Como a gente já mostrou aqui, na Terra do Sol Nascente, é possível encontrar a barra de chocolate em várias versões: desde morango e pera até batata-doce e chá verde.