Artes/cultura
08/04/2018 às 10:00•1 min de leitura
Se existe alguém aficionado por registrar os eventos meteorológicos da Escandinávia, seu nome é Jani Ylinampa. Com 15 anos de experiência, o fotógrafo é conhecido, sobretudo, por capturar a beleza única das auroras boreais; mas, em seu portfólio, também constam imagens incríveis da natureza exuberante de uma das regiões mais extremas do norte do Velho Continente, a Lapônia.
A última empreitada do finlandês foi registrar uma ilha remota, durante as quatro estações do ano, e mostrar como os efeitos do clima rigoroso da região operam sobre a paisagem do lugar. Dispondo de um drone e um pouco de paciência, ele conseguiu capturar cenas espetaculares desse longínquo pedaço de terra, cujo primeiro assentamento humano remonta ao século 18.
Naquela época, a ilhota, chamada Kotisaari, servia como um ponto de passagem para madeireiros que transportavam troncos de árvores pelos rios Ounasjoki e Kemijoki, no norte da Finlândia; a pavimentação de estradas, porém, alterou a forma de escoamento da produção, e a importância estratégica da pequena extensão de terra foi reduzida ao longo do tempo. Nos dias de hoje, turistas podem visitá-la e conhecer uma taberna inaugurada em uma antiga construção que foi totalmente revitalizada. A seguir, você confere como o local fica durante as quatro estações do ano: