Ciência
05/06/2018 às 05:30•3 min de leitura
Aviões são tão comuns atualmente já que é muito fácil avistar um em grandes cidades. Seja em baixa altitude, se preparando para o pouso ou deixando um rastro de nuvens quando voam longe lá em cima, eles fazem parte da nossa vida.
Agora, diferente dos modelos utilizados comercialmente no transporte de passageiros, existem os monstros dos céus. Seja por tamanho, número de motores, envergadura das asas ou capacidade de carga, essas aeronaves não são vistas frequentemente, mas impressionam pela sua magnificência.
Já fizemos uma lista aqui no Mega com os maiores aviões que existiram ao longo do desenvolvimento da indústria aeronáutica; mas, hoje, você vai ver os mais interessantes que ainda estão em uso, cada um com sua particularidade.
Esse monstro possui um bom compartimento para transporte de cargas, mas já foi aposentado por todas as companhias que o utilizavam, com exceção da NASA. Para eles, o avião possui as medidas ideais para o transporte de espaçonaves e partes de foguetes. Atualmente, o Airbus Beluga tomou o lugar desse modelo, que teve seu primeiro voo em 1965, quando foi construído a partir da fuselagem de um Boeing C-97 Stratofreighter.
É o avião com maior capacidade de carga em operação no exército norte-americano, carregando até 135 toneladas. Ele suporta o transporte de 2 tanques de guerra, 16 jipes ou 3 helicópteros Black Hawk! Sem bagagem, ele consegue voar por 11,2 mil quilômetros antes de precisar reabastecer, ganhando o título de aeronave militar com a maior autonomia do mundo.
Durante a fase de desenvolvimento do 787 Dreamliner, a Boeing percebeu que precisaria de um avião com grande capacidade para o transporte de peças, que eram fabricadas ao redor do globo terrestre. Para essa tarefa, eles utilizaram um 747, maior aeronave da empresa, e modificaram a fuselagem para que funcionasse como um modelo de carga. Eles produziram quatro unidades do Dreamlifter, com cada uma conseguindo levar até 125 toneladas por viagem.
Esse monstro dos céus é o maior avião militar do mundo e opera no exército russo. Ele é capaz de carregar até 165 toneladas; mas, apesar de sua amplitude ser maior do que a do Lockheed C-5 Galaxy, seu equivalente nos EUA, sua autonomia de voo é menor.
O nome original desse avião é Airbus A300-600 Super Transporter, mas, devido ao formato de sua fuselagem, ele é conhecido como Beluga. Se você nunca viu uma foto desses animais, parentes das baleias, pesquise e vai entender. Quando entrou em serviço, no ano de 1995, ele substituiu o Super Guppy no transporte de grandes cargas comerciais, com uma capacidade de até 52 toneladas.
O Lockheed C-5 Galaxy pode ser o maior utilizado pelo exército norte-americano, mas esse é o avião de carga mais empregue. Seu primeiro voo foi feito em 1991, e, atualmente, existem 279 unidades em serviço. Com uma capacidade de 85 toneladas, o C-17 Globemaster III realiza o transporte de cargas e soldados, faz evacuações médicas e lança suprimentos para tropas em área de combate.
Ele é o maior avião de passageiros do mundo, com capacidade de transportar até 850 pessoas ao mesmo tempo, voando por longas rotas ao redor do globo. Já foram entregues 101 unidades, sendo a maioria para a empresa Emirates, o cliente mais assíduo desse modelo.
O maior avião de reabastecimento do mundo entrou em operação em 1981. Apesar de já existirem projetos em andamento para sua substituição, ele ainda está ativo e consegue carregar quase 200 mil litros. O líquido é armazenado em três tanques principais nas asas, além de outro embaixo da fuselagem. Se o volume de combustível for reduzido, ele pode levar outros tipos de carga, conforme a missão em andamento.
Esse avião ainda está em fase de testes, mas, quando iniciar suas operações, possuirá a maior envergadura do mundo, com 117 metros de uma ponta à outra da asa. Para imaginar a grandiosidade disso, lembre-se que os jogos do campeonato brasileiro de futebol são disputados em campos com 105 metros de comprimento. O tamanho e o formato da aeronave são necessários, pois ela precisará levar foguetes até a estratosfera, onde eles acionarão seus próprios motores para voar até o espaço. Ao mesmo tempo que o Stratolaunch está sendo desenvolvido, a Virgin Orbit trabalha em um projeto semelhante.