Ciência
21/06/2018 às 08:30•2 min de leitura
Desde a noite desta quarta-feira (20), diversas contas brasileiras no Twitter que postam imagens retiradas de programas da Globo divulgaram para seus seguidores que estavam sendo notificados via e-mail por terem cometido infrações de direitos autorais.
A medida atingiu perfis como o Reality Social, que tem 143 mil seguidores e levou o dono da conta a criar um perfil secundário. No momento da publicação dessa notícia, a conta principal havia sido suspensa.
Fomos suspensos. Já respondi ao e-mail do Twitter informando que a partir desse momento não iremos postar mais nenhuma imagem nas quais não temos autorização. Com isso, tentarei formalizar uma autorização com as emissoras.
— Reality Social + (@Reality_Social) 21 de junho de 2018
Essas notificações informam que as contas teriam violado a propriedade intelectual da emissora ao publicar capturas de tela de jornais ou novelas na rede social. Como resultado disso, várias postagens do perfil que continham essas imagens foram apagadas do Twitter.
A situação foi denunciada pelos usuários, principalmente pelo fato de a empresa nunca ter parecido se importar com os memes criados a partir da programação dela. O caso gerou até respostas da concorrência, com a Record deixando claro que o compartilhamento de imagens dos seus programas está liberado.
Print antigo tb vale, viu... E reforçando, vem aí uma nova Fazenda, e claro, com novos memes ???????? pic.twitter.com/lfMSiVzjfX
— RecordTV Comunicação (@RecordTV_press) 21 de junho de 2018
Apesar de a atenção da maioria dos usuários estar centrada nos prints de programas da Globo, também há relatos de que imagens retiradas de outras emissoras saíram do ar.
O jornalista Vinícius Sacramento afirma ter recebido a mesma notificação por infração de direitos autorais, mas vindas da Band e da FIFA. Ele diz que os pedidos estavam relacionados a prints do reality show MasterChef e da partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo. Outros usuários também disseram que o mesmo aconteceu com programas da RedeTV.
ATUALIZAÇÃO:
— ???????? ?????????? ???? (@vinnybrandt) 21 de junho de 2018
Não é só na Globo. Eu mesmo recebi DMCA da Band e da FIFA. Há enorme possibilidade de ser gente se passando por funcionários dessas empresas pra preencher os formulários https://t.co/i7cVgT9IfH
Ainda não está claro se as notificações de retirada do conteúdo são mesmo parte de uma nova política da Globo. O TecMundo entrou em contato com a empresa em busca de esclarecimentos. Esta matéria será atualizada no momento em que houver um posicionamento sobre a situação.
Prints de programas da Globo estão sendo removidos do Twitter via TecMundo