Ciência
12/12/2019 às 06:00•1 min de leitura
A polícia espanhola interceptou um submarino utilizado para o contrabando de drogas na costa de Galiza, no dia 1º de dezembro. Com efeito, o "narcosub", como é normalmente chamado, transportava o equivalente a 100 milhões de dólares em cocaína. Até onde se tem notícia até o momento, é o primeiro transporte submarino transatlântico que foi usado para essa finalidade.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia da Espanha interceptou esse submarino com um enorme carregamento de drogas, no caso cocaína, na Galiza, que é uma comunidade autônoma espanhola. Não se sabe ao certo de onde veio o tal transatlântico, mas, ao que tudo indica nas investigações, ele teria partido da América do Sul (e estaria retornando para lá), possivelmente do Equador, Colômbia ou Guiana.
Essa operação foi fruto de um esforço conjunto da Espanha, Brasil, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos, cujas autoridades fizeram o rastreamento do submarino por todo o Atlântico, cobrindo praticamente 5 mil milhas em mar aberto entre a América do Sul e Noroeste da Europa.
No entanto, durante uma tentativa de interceptação, ele começou a afundar bem na entrada de Aldán, na Galiza. Não se sabe até agora o que provocou o naufrágio e se foi proposital para efetuar-se a ocultação de provas.
Com alguma dificuldade, a despeito das condições climáticas terríveis naquele momento, a polícia conseguiu fazer o navio emergir e assim tirá-lo da água. Assim que ele foi devidamente aberto, encontraram-se mais de três toneladas de cocaína a bordo.