Ciência
07/02/2020 às 05:18•4 min de leitura
A Otis & Clementine’s Books & Coffee é uma livraria localizada nas proximidades de Halifax, no Canadá. Ela teria tudo para ser apenas mais uma livraria comum, a não ser pelos seus moradores peludos.
Como uma forma de incentivar a adoção de gatos, o estabelecimento começou a trazer animais resgatados e deixá-los livre pela loja, fazendo com que os clientes da livraria pudessem conhecê-los e até mesmo levar um deles para casa.
Em entrevistas, Ellen Helmke, dona do local, afirmou que os animais foram trazidos pelo grupo de resgaste South Paw Conservation Nova Scotia. O grupinho de gatos é formado por uma mãe e seus vários filhotes.
O programa de adoção dos felinos começou em 2019, quando Ellen percebeu que sua livraria teria muito espaço para que os animais pudessem brincar e interagir com os clientes. Até agora, mais de 30 gatos já encontraram um novo lar.
Ainda de acordo com Ellen, os animais que frequentam o local ainda estão para adoção e contam com uma alta procura: "Os gatinhos vão e vêm rapidamente, são adotados". Entretanto, levar um dos felinos leitores para casa não é uma tarefa tão fácil.
A South Paw Conservation é quem gerencia todo o processo de adoção, garantindo que os animais estarão em um bom lar. Para isso, é cobrada uma taxa e C$ 225,00 , a qual cobre despesas médicas e outros tipos de gastos. Além disso, o adotante precisa trazer referências e garantias de que ele conta com condições para cuidar do novo bichinho.
Em uma entrevista ao site Bored Panda, a ONG contou como é a parceria entre a South Paw e a Otis & Clementine’s: "é um dos muitos lares adotivos com um ambiente enriquecedor para nossos gatos. "É incrível ter essa plataforma única para ajudá-los. Esperamos que a atenção que recebemos graças à loja nos ajude a encontrar lares para os animais que resgatamos, além de fornecer assistência médica, alimentos e assim por diante. Todos os nossos gatos foram examinados pelo veterinário, vacinados, desparasitados e outros. Também temos um programa de castração com veterinários locais, para que não fique muito caro para a família adotiva".