Ciência
14/11/2020 às 06:00•2 min de leitura
Atingir o sucesso e se tornar uma referência no mercado são os grandes objetivos de toda empresa no mundo, mas toda grande história precisa de um começo. Ou seja, mesmo os grandes conglomerados que dominam o empreendedorismo mundial nos dias atuais já tiveram uma fase humilde antes de atingir o topo.
Por isso, nós separamos quatro fotos raras que mostram como algumas das companhias mais famosas deram os seus primeiros passos no mundo dos negócios e foram construindo seus impérios financeiros. Veja só!
Antes de se tornam a marca mais popular de refrigerantes, a Coca-Cola foi inventada em 1886 pelo farmacêutico John Stith Pemberton e em 1889 sua fórmula foi vendida para o empresário Asa Griggs Candler por US$ 2.300.
No início, a bebida era anunciada como um analgésico para dores de cabeça e foi criada para ser vendida em farmácias como um líquido medicinal. A primeira propaganda feita pela Coca-Cola dizia “Deliciosa! Refrescante! Estimulante! Revigorante!”.
Depois de Candler ter distribuído cupons para garrafas grátis da bebida, em 1895 o produto já era vendido em todos os estados dos EUA e se consolidou como uma grande marca.
A Nintendo foi fundada em 1889 pelo artesão Fusajiro Yamauchi e tinha como carro-chefe a criação de jogos de carta no estilo hanafuda. Por anos a empresa se aventurou em diversos modelos de negócio até criar seu primeiro console na década de 1960.
Apenas em 1985 que o Nintendo Entertainment System começou a conquistar o mundo todo e colocar a empresa na boca do povo. Depois disso, surgiram Mario, Donkey Kong, Pokémon e tantos outros personagens históricos.
Contada pelo filme Fome de Poder (2017), a história da primeira lanchonete McDonald’s começou no ano de 1940 pelas mãos dos irmãos Richard e Maurice McDonald.
Mais tarde, o vendedor Illinois Ray Kroc entraria para o negócio, estabeleceria uma linha de produção mais rápida e eliminaria os dois criadores das operações da empresa. Isso tudo até criar um enorme império alimentício.
Já com 49 anos de idade, o alemão Adi Dassler registrou a empresa “Adi Dassler adidas Sportschuhfabrik” no dia 18 de agosto de 1949. Eram 49 funcionários trabalhando em uma pequena fábrica em Herzogenaurach. No mesmo ano, Dassler registrou o primeiro tênis com as três marcas tradicionais e, desde então, a fábrica consolidou-se como uma grande marca no segmento.