Artes/cultura
11/01/2021 às 05:00•2 min de leitura
Por pouco mais de 30 dias, um cãozinho vira-latas esperou seu dono na porta do Hospital Geral de Laredo em Tamaulipas, no México, após ele dar entrada com suspeitas de covid-19 e não sobreviver ao final do tratamento. O caso, que emocionou profundamente a equipe de profissionais da saúde e o público que acompanharam toda a história, ganhou enorme repercussão das redes sociais e mostra mais um triste relato ocorrido em meio ao surto pandêmico.
Extremamente dócil e sensibilizado pela situação em que seu tutor se encontrava, o cachorro acabou cativando a todos que passavam por perto, recebendo alimentos, mantimentos para se manter aquecido e carinho para não se sentir só. Segundo noticiado pela imprensa local, o animal permaneceu o mais próximo possível de seu dono por quase 1 mês e em nenhum momento simulou deixar o hospital sem ser com o homem ao lado.
Apelidado de “Covito” pelos médicos, o animal acabou estreitando laços com a rotina do hospital e com os serviços de atendimento, tornando-se quase um cão de terapia para os profissionais da saúde, que viam, na imagem do vira-lata, um motivo para seguir trabalhando e cuidando de todas as pessoas que necessitavam. Em entrevista, alguns membros do Laredo afirmaram ter visto lágrimas nos olhos do cão, algo que deixou a situação ainda mais emblemática.
Apesar de ter perdido seu melhor amigo de uma forma bastante amarga, Covito viu sua vida seguir em frente, e após “estagiar” por um tempo no hospital local foi resgatado por Kendra Hernández, representante de um abrigo de animais abandonados localizado no Texas, Estados Unidos.
De acordo com uma matéria publicada no jornal El Mañana, o cãozinho irá dividir um lar temporário com outros 43 cães e gatos até que uma nova família decida adotá-lo. Já vacinado e com todas as recomendações médicas realizadas, uma nova aventura deve estar esperando pelo cachorro, e só resta crer que dessa vez será com toda a alegria do mundo para quem acompanhou até os últimos instantes a vida de quem lhe amou.