Estilo de vida
29/01/2021 às 05:00•2 min de leitura
Um nicho arriscado e lucrativo em redes sociais é o de gravar manobras e passeios em janelas, parapeitos e pequenas varandas de arranha-céus ao redor do mundo. Quanto mais bela a vista e mais alto o prédio, melhor a publicação acaba se saindo nas redes sociais.
Só que esse modelo de negócios não terminou bem para o influenciador digital e escalador Wu Yongning, que morreu em um acidente em novembro de 2017 depois de uma curta e intensa carreira no segmento.
Wu nasceu na China e começou a produzir vídeos de escalada e manobras arriscadas em arranha-céus em fevereiro de 2017. Segundo detalhes publicados após a sua morte, ele trabalhou como dublê e tinha treinamento em artes marciais, o que o ajudava a manter a forma para os desafios.
Rapidamente, ele ganhou mais de um mihão de seguidores pela ousadia nos clipes: sem qualquer equipamento de segurança, ele se dependurava em antenas de prédios ou realizava manobras nos terraços de construções — flexões, saltos e outros movimentos, quase tudo com uma GoPro na mão para fazer as gravações em um ângulo que deixava tudo ainda mais radical.
Ao todo, ele chegou a publicar mais de 500 clipes, incluindo transmissões ao vivo, todas na plataforma chinesa Huoshan.
Em 8 de novembro de 2017, Wu estava no Huayuan Hua Center, um prédio de 62 andares que fica na província de Hunan. Porém, ele perdeu o equilíbrio e a força nos braços na tentativa de se levantar de uma manobra e não conseguiu retornar para o telhado do local. Ele caiu e teve o corpo encontrado por um zelador do prédio. A morte foi confirmada nas redes sociais apenas um mês depois, quando fãs se questionaram sobre a falta de novos conteúdos.
O acidente fica ainda mais trágico graças a alguns detalhes. Para começar, tudo foi filmado: Wu posicionou uma câmera de frente para a borda em que ele estava para conseguir um ângulo melhor e o vídeo capturou o momento da queda, sem qualquer equipamento de segurança ou acompanhamento. O MegaCurioso não vai publicar o vídeo em respeito ao escalador e não recomenda que você faça uma busca pelo clipe, pois as cenas são fortes.
Além disso, Wu estava prestes a pedir a namorada em casamento. Ele realizou aquela manobra em específico para ganhar uma espécie de concurso realizado na China que teria um valioso prêmio em dinheiro — verba que seria usada tanto para a cerimônia quanto em um tratamento de saúde da mãe.
Segundo o ATI, uma rede social chinesa, a Huajiao, chegou a perder um processo e teve que pagar uma indenização à família de Wu por incentivar a produção de vídeos sem garantir a segurança do escalador. A carreira de outros influenciadores que ganham a vida se dependurando de prédios, entretanto, continuou dentro e fora da China.