Ciência
04/08/2021 às 04:00•2 min de leitura
As medalhas de ouro, prata e bronze são entregues aos atletas com os melhores desempenhos técnicos em suas categorias a cada edição das Olimpíadas, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) também pode conceder outra premiação tão importante quanto essas, que se relaciona com as qualidades morais e éticas dos competidores.
Estamos falando da medalha Pierre de Coubertin, uma honraria dada a atletas e outros envolvidos com as competições que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico. O nome é uma homenagem ao criador dos Jogos Olímpicos modernos, o Barão Pierre de Coubertin.
Desde a primeira Olimpíada da era moderna, realizada em Atenas (Grécia), no ano de 1896, somente 21 personalidades receberam o prêmio. Entre eles, há apenas um sul-americano, o ex-maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi medalha de bronze na maratona dos jogos de Atenas, em 2004.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A medalha Barão de Coubertin de Vanderlei foi uma homenagem ao espírito esportivo demonstrado durante a disputa. O brasileiro liderava a corrida a 7 km do final quando foi abraçado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. O corredor conseguiu se soltar após alguns segundos e voltou à prova, mas seu rendimento caiu e ele terminou em 3° lugar.
A humildade demonstrada pelo maratonista ao continuar na corrida, mesmo após sofrer o ataque, levou o COI a condecorá-lo com a honraria ao final da Olimpíada de Atenas. E assim como ele, outras 20 personalidades demonstraram espírito esportivo suficiente para convencer a entidade a premiá-las.
(Fonte: Comitê Olímpico do Brasil/Divulgação)
Confira a lista de ganhadores da medalha Pierre de Coubertin e o ano em que ela foi concedida, lembrando que alguns receberam a homenagem postumamente.