Estilo de vida
29/05/2022 às 05:00•3 min de leitura
Limpar a casa não é exatamente uma tarefa prazerosa para todas as pessoas e às vezes pode ser necessário horas para deixar tudo nos trinques. Entretanto, essa bucha pode ser maior ainda se você não estiver atento a alguns detalhes e acabar cometendo certos erros bobos na hora de lidar com os produtos de limpeza.
Por mais que pareça relativamente simples manter cozinhas, banheiros e outros cômodos em um estado impecável, muitas pessoas cometem erros amadores que podem atrapalhar o resultado final — então não se sinta acanhado. Veja só seis erros comuns de limpeza que todos cometem e como arrumá-los!
Leia também: 6 produtos de limpeza que você não deve misturar de jeito nenhum
(Fonte: Shutterstock)
Quando o assunto é limpar a casa, não existe erro maior do que começar a limpeza pelo chão. Afinal, não faz o menor sentido, não é mesmo? Pense só: caso você tenha feito tudo para deixar o chão brilhando, tudo voltará a ficar sujo quando você passar para os outros itens do cômodo.
Por exemplo, se você decidir varrer uma prateleira, toda aquela poeira que estava acumulada no alto cairá para o chão. Logo, todo o trabalho que você teve no começo será irrelevante, visto que tudo ficará sujo novamente em questão de instantes.
(Fonte: Shutterstock)
Janelas com manchas ou extremamente sujas são bastante perceptíveis e causam um verdadeiro incomodo. Porém, isso também não quer dizer que você deve limpá-las de qualquer forma — sobretudo se na sua cidade estiver um dia quente e ensolarado.
A razão por trás disso é porque o calor do sol fará com que o vidro esquente bastante e seque rapidamente. Isso só servirá para criar mais manchas na superfície da janela e também riscos no vidro. Portanto, guarde essa parte da arrumação para um dia nublado ou na calada da noite.
(Fonte: Shutterstock)
O espanador parece uma ferramenta muito prática para remover a poeira das coisas e costuma aparecer no arsenal de quase todos os donos de casa. Porém, se pararmos para pensar, ele mais serve para espalhar a sujeira para outros cantos do que capturá-la.
Então, o que fazer? Para acabar com a poeira de uma vez por todas, vale mais à pena usar um pano úmido ou de microfibra. Isso será muito mais efetivo para capturar as partículas e fornecer um resultado positivo.
(Fonte: Shutterstock)
Se você costuma passar o aspirador com determinada frequência no seu domicílio, saiba que está indo para o caminho certo. Afinal, esse é um dos nossos melhores amigos para combater praticamente todo tipo de sujeira. Mas também não adianta nada nunca esvaziá-lo por completo.
Tornar isso parte da sua rotina de limpeza trará resultados muito mais consistentes. Aspiradores que não são esvaziados com frequência perdem a capacidade de coletar a maioria da poeira e detritos.
(Fonte: Shutterstock)
O alvejante até é um produto químico valioso para combater o mofo, mas vale ressaltar que ele só é eficaz em superfícies não porosas como vidro, metal, plástico e azulejo. Em pisos de madeira, carpete ou drywall, seu uso não é nem um pouco recomendado.
Para esses casos, borrife um pouco de peróxido de hidrogênio na região e deixe o químico agir por cerca de 10 minutos. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada duas xícaras de água também pode servir como um substituto nessas situações.
(Fonte: Shutterstock)
A louça suja costuma surgir com frequência em nossas casas e quando notamos a pia já está completamente cheia outra vez. Logo, podemos imaginar que a esponja de cozinha é um dos utensílios domésticos de maior uso diário — gerando a necessidade de substituí-la de tempos em tempos.
Se esquecemos de fazer essa troca, estaremos limpando pratos e copos com um material sujo e desgastado, tudo isso sem contar as bactérias que acumulam. Portanto, tenha sempre isso em mente!