As 6 trilhas mais perigosas do mundo

20/11/2022 às 08:003 min de leitura

Trilha é uma das melhores maneiras para estar em contato com a natureza e fazer exercícios ao mesmo tempo. Ela nada mais é que um caminho ou passeio terrestre, feito por caminhada, ciclismo e outros métodos de locomoção.

Em quase sua totalidade, elas são feitas em caminhas pré-existentes, ou ao menos definidos anteriormente, tendo começo e fim, que não necessariamente serão no mesmo lugar.

Com o passar dos anos, trilhas ganharam enorme atenção, tanto pelos atrativos aos quais os envolvidos tem contato, como pela possibilidade de diversão e educação por ela oferecidos. No entanto, elas podem oferecer, também, diferentes níveis de dificuldades, e é nisso o nosso foco hoje. Confira as trilhas mais complicadas ao redor do mundo.

1. Angel's Landing (Estados Unidos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A trilha de Angel's Land é uma das mais procuradas atrações do Parque Nacional de Zion, no estado norte-americano de Utah. Seu nome foi dado pelo ministro metodista Frederick Vining Fisher, quando este fez a primeira visita ao local, em 1916. Ele dizia que daquelas trilhas eram locais onde apenas anjos poderiam pousar.

Essa é considerada uma trilha extenuante, razão pela qual crianças e pessoas com vertigem e dificuldade de locomoção devem evitar. Na parte final, ela é bastante estreita e rente a penhascos, que no ponto mais alto atingem 300 metros de desnível.

Até por essa razão, a administração do parque instalou correntes na área, de maneira a auxiliar os visitantes. De acordo com avisos espalhados na trilha de Angel's Landing, desde 2004 morreram sete pessoas fazendo o percurso.

2. Monte Pinatubo (Filipinas)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Localizada nas Filipinas, a próxima trilha da lista envolve mais do que uma simples caminhada em montanha: você está na área de um vulcão. É sempre importante estar alerta, pois após 400 anos adormecido, o vulcão do Monte Pinatubo entrou em erupção duas vezes nos últimos 30 anos, causando, no total, a morte de 870 pessoas.

A caminhada é relativamente simples para pessoas experientes, que podem completá-la em cerca de uma hora. De todo modo, como as próprias autoridades locais afirmam, não se deve esquecer que um vulcão ativo eleva o risco para qualquer trilha.

3. Vulcão Pacaya (Guatemala)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Bastante ativo desde 1965, o Vulcão Pacaya, na Guatemala, é outro espaço que oferece trilhas e visuais incríveis. No entanto, é fundamental estar atento por lá, já que não é incomum que rochas, cinzas e gases perigosos sejam expelidos do Pacaya, mesmo naqueles instantes que ele parece adormecido.

Seu nível de dificuldade também aumenta com as erupções que ocorrem (a última foi em 2013), pois alteram as características do solo, alterando substancialmente as subidas da trilha. O cuidado do governo local fez com que o Serviço Nacional de Parques da Guatemala fechasse o pico ao público.

4. Capitol Peak (Estados Unidos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O estado do Colorado, nos Estados Unidos, é bastante conhecido por suas cadeias rochosas e grandes montanhas, razão pela qual se tornou destino preferido dos adeptos de trilhas ao ar livre. Na lista das mais desafiadoras está Capitol Peak, que se dá na montanha há 4267 metros acima do nível do mar.

A parte considerada mais perigosa dessa trilha foi batizada de "The Knife's Edge", algo como "o fio da navalha", área bastante íngreme de ambos os lados e com muitas rochas soltas. Apesar do perigo, é considerada pelos norte-americanos uma das trilhas com mais belas vistas do país.

5. Trilha do Mar Vermelho (Egito)

(Fonte: Red Sea Mountain Trail/Reprodução)(Fonte: Red Sea Mountain Trail/Reprodução)

Beirando a cadeia montanhosa que circunda o Mar Vermelho, na cidade de Hurghada, no Egito, está uma das trilhas mais perigosas do mundo. Ela foi oficializada apenas em 2019, sendo mais recomendada para experientes, especialmente em função de seus 168 quilômetros de extensão em pleno deserto.

São aproximadamente 10 dias para completar o circuito. Não é lei, mas é bastante recomendado que se contrate um guia beduíno, que além de explicarem a história do local, são tradutores e conhecem como ninguém o deserto.

6. Vulcão La Soufrière (Guadalupe)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Guadalupe é um território ultramarino pertencente à França, localizado no Caribe. Lá se encontra uma das mais perigosas e desafiadores trilhas do mundo, em especial pela presença de um vulcão ativo, o La Soufrière, peça central do Parque Nacional de Guadalupe.

A caminhada até o vulcão atrai turistas das mais variadas partes do mundo, mas não sem colocá-los em risco no percurso. O La Soufrière é relativamente pouco ativo, só havendo cinco registros de erupções. No entanto, ele emite um vapor com gases perigosos com relativa frequência.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: