Como conservar um champanhe aberto sem rolha?

29/12/2022 às 06:302 min de leitura

As festas de final de ano são sempre ótimas para aproveitar um bom tempo com amigos e familiares. No entanto, um grande erro que as pessoas cometem durante o Ano-Novo é acabar desperdiçando um bom champanhe depois de ter estourado a rolha e servido a garrafa à meia-noite — deixando ela meio vazia e aberta o restante da noite.

Isso acaba com todo o gás do líquido e arruína todo o sabor para o restante das comemorações. Portanto, para evitar perder dinheiro e preservar a qualidade do champanhe, vale qualquer coisa. Então, o que podemos fazer para conservá-lo depois que a rolha foi embora? Saiba quais são as principais dicas!

Mantendo o gás do champanhe

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Todas as bolhas criadas ao se abrir um champanhe acontecem devido ao dióxido de carbono presente na composição do líquido. A partir do momento que a rolha é estourada, o gás acaba escapando gradualmente para a atmosfera e a bebida perde seu fator de efervescência.

Sendo assim, um champanhe aberto nunca será tão borbulhante quanto na noite em que você o abriu, mas armazená-lo na geladeira é uma forma bastante útil de prolongar sua vida útil. De acordo com a Scientific American, o dióxido de carbono presente nessa bebida é mais solúvel em temperaturas baixas.

Isso quer dizer que os gases dissolvidos no espumante têm menos probabilidade de escapar quando o líquido está frio. Você pode optar por cobrir a abertura da garrafa com uma rolha sofisticada de rosquear, minimizando o contato da bebida com o ar. Mas caso você não tenha uma à disposição, somente a refrigeração já ajudará a preservar as bolhas do seu champanhe por dias, mesmo se ele estiver totalmente exposto.

Mitos e fatos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Existe uma crença espalhada por aí que colocar uma colher no gargalo da garrafa salva seu espumante de estragar, visto que a prata presente nesse objeto possuiria algum "efeito mágico" nas bolhas do champanhe, as impedindo de escapar. Esse é um mito tão difundido por aí que o programa de televisão Mythbusters já testou essa teoria no passado.

No entanto, todos os experimentos mostraram que a adição de uma colher a uma garrafa aberta de champanhe não afeta em nada sua longevidade. Logicamente, a maneira mais prática de garantir que a sua bebida permanecerá com o sabor inicial de começo ao fim é consumi-la completamente na noite em que for abri-la.   

Antes mesmo das festividades começarem, o ideal é que essa bebida seja armazenada em temperaturas próximas aos 7?°C, onde ficarão geladas o suficiente para apresentarem o melhor nível de sabor e também passarão longe de congelar. Colocar uma garrafa de champanhe no freezer é vista como um grande erro por especialistas, uma vez que pode mexer com a qualidade do líquido lá dentro. Tendo todas essas dicas em mente, você já sabe qual é o melhor caminho para ter uma noite incrível perto das pessoas que ama!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: